Decoração para o São João 2022: 20 ideias simples e baratas

Assim que o mês de junho chega, todo mundo começa a pensar na decoração de festa junina. O arraiá merece enfeites temáticos, como é o caso das bandeirolas, balões coloridos, chapéus de palha e muitos outros elementos que resgatam o universo caipira. Nas festas de São João, as pessoas vestem os seus trajes caipiras e se entregam às atrações juninas. Elas se envolvem com as brincadeiras, dançam quadrilha e experimentam os principais pratos típicos. Para quem organiza o evento, uma das principais preocupações é acertar no décor.

Melhores ideias de decoração de festa junina

A decoração de São João precisa ser alegre e descontraída. Ela deve incorporar os principais símbolos juninos e alguns elementos rurais. É fundamental colocar a criatividade para trabalhar e ir muito além das tradicionais bandeirinhas coloridas. Confira a seguir ideias de decoração de festa junina e inspire-se:

1 – Fogueira na xícara

Na hora de arrumar a mesa, crie uma pequena fogueira com guardanapos de papel dentro de cada xícara. Além disso, use paçocas para simular os pedaços de madeira.

2 – Pote customizado com doces de abóbora

O pote de vidro, customizado com juta, serviu de suporte para colocar os doces de abóbora com formato de coração. É uma ótima sugestão para decoração de festa junina simples.

3 – Chapéus de palha na parede

Chapéus de palha foram fixados na parede como uma forma de decorar o fundo da mesa principal. Você pode pintá-los com as cores que mais se repetem na festa.

4 – Caipirinhas feitos com balões

Até mesmo balões podem ser usados na decoração de festa junina. Com canetas coloridas e chapéus de palha, você dá vida a verdadeiros caipirinhas.

5 – Mix de cores

A saia da mesa, feita com bandeirinhas de tecido, repete as cores do fundo, que foi decorado com tecido de chita.

6 – Bandeirolas de tecidos

As bandeirinhas são elementos essenciais para a decoração pendente da festa junina. Elas normalmente são confeccionadas com papel de seda colorido, mas ficam bem mais bonitas e criativas quando são feitas com retalhos de tecidos estampados.

7 – Plaquinhas de santos

A festa junina faz homenagem a três santos da igreja católica: Santo Antônio, São Pedro e São João. As imagens deles podem ser impressas em plaquinhas e decorar os doces, como é o caso dos pedaços de bolo de fubá.

8 – Objetos comuns no campo

Os itens que são usados no dia-a-dia dos sítios e fazendas podem aparecer na decoração da festa junina, pois eles fazem referência ao estilo de vida caipira. Panelas antigas, bules, guardanapos coloridos, porta-talheres de madeira e colher de pau são algumas ideias de objetos.

9 – Novas possibilidades com papel de seda

Além de servir para as bandeirinhas, o papel de seda também pode ser usado para fazer lanterna plateaux, margarida, leque e guirlanda-margarida. Estas peças deixam a decoração pendente mais original.

10 – Balões de papel colorido

O balão é um dos principais símbolos da festa junina. Ele pode servir de inspiração para fazer um enfeite pendente, confeccionado com papel colorido.

11 – Delícias juninas expostas na mesa

A festa junina tem diversas comidas típicas que dão água na boca, tais como: milho cozido, paçoca, pé de moleque, maçã do amor, bolo de fubá, cuscuz e quindim. Estas iguarias podem ficar expostas e contribuir com a decoração da mesa de festa junina.

12 – Chapéu de palha virou bandeja

O chapéu de palha é um acessório tradicional do look caipira, mas também pode ser usado como bandeja na decoração.

13 – Estampa xadrez

O xadrez é uma estampa muito usada na decoração da festa junina. Ele aparece nas toalhas de mesa, nos retalhos de tecidos e nas embalagens dos doces.

14 – Girassol e flores do campo

Tanto as flores do campo como os girassóis trazem à tona a atmosfera rural. Elas ajudam a deixar a decoração da festa junina mais alegre, delicada e acolhedora.

15 – Caipirinhas de EVA

Os caipirinhas confeccionados com EVA tendem a deixar a celebração mais divertida e lúdica, portanto, é uma boa dica para decoração de festa junina infantil.

16 – Elementos rústicos

Alguns elementos rústicos não podem faltar, tais como cesto de vime, carroça e feno.

17 – Ingredientes típicos

Sacos de juta com farinha de trigo, cestos de frutas e espigas de milho são ingredientes que contribuem com uma decoração temática. Eles também podem servir de inspiração para confeccionar lembrancinhas de festa junina.

18 – Doces decorados de forma temática

Se a festa junina tem um ar mais sofisticado, então ela pode contar com doces decorados, como é o caso dos cake pops que assumem a forma de cabeças de meninas caipiras.

19 – Bolo de pipoca

O bolo de pipoca, decorado com fitas de cetim, é uma ótima opção para enfeitar a mesa principal da festa junina.

20 – Placas convidativas

As plaquinhas artesanais podem deixar a festa junina simples com um visual ainda mais temático. Elas são perfeitas para nomear as barracas de comidas típicas e indicar os sanitários. Confira outras ideias no site Casa e Festa (veja aqui).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.