Preservando a cultura: Comunidade rural de Tucano se reúne para rodas de versos e prosas

01/04/2024 05:25 • 2m de leitura

Organizado por jovens, membros do grupo Filhos do Sertão, o evento intitulado Roda de versos e prosas: conectando gerações ocorreu no dia 22 de março de 2024 na Biblioteca Comunitária do Povoado Alto, zona rural do município de Tucano. A roda de versos contou com a presença ilustre de mulheres idosas da comunidade que abrilhantaram o entardecer altense com muitos versos e prosas, em diálogo com a geração mais nova, que não teve a oportunidade de vivenciar essa prática cultural.

De modo simples e repleto de saberes, o intuito era reviver uma tradição antiga e muito significativa na construção histórica e cultural da comunidade. De acordo com relatos de moradores locais, as rodas de versos e prosas são oriundas dos mutirões de trabalhos desenvolvidos nas roças, casas de farinha e despalhas de milho. De acordo com dona Iracema, “antigamente, após a colheita do milho, a comunidade se juntava em mutirão para ajudar uns aos outros nas despalhas de milho. Terminado o trabalho árduo de retirar as palhas das espigas, formavam-se as grandes rodas para prosear, cantar versos, contar histórias e festejar”. Os versos, na maioria das vezes eram improvisados na hora de acordo com a situação vivenciada, mas eram regados de muito saber popular, devoção, alegria e fé. Muitas das pessoas que partipavam das rodas de despalhas relembram com muita saudosidade das disputas de versos e amores.

Por isso, considerando uma tradição tão importante e signicativa para a cultura popular sertaneja, o evento foi realizado com o objetivo de aproximar e conectar as gerações que participaram diretamente das rodas de versos e a geração de jovens, adolescente e crianças que não tiveram essa vivência. Uma conexão indispensavel para a manuteção das tradições culturais do nosso grandioso Sertão. De modo especial, as rodas de versos são simbolos da força, alegria, arte, resistência e coragem do povo sertanejo.

Leia também