Tucano: Servidores públicos fazem manifestação pela abertura de negociação com a gestão; prefeitura diz que fez recomposição salarial

Os servidores públicos do município de Tucano ligados ao SINDSMUT (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tucano) promoveram na manhã desta quarta-feira (26/05) uma manifestação pela cidade. De acordo com o sindicato, a reivindicação principal é o diálogo com a gestão municipal.

Fotos: SINDSMUT

“Realizamos uma manifestação pacífica, respeitando o rito legal para a deflagração de greve, feita em carros e motos, exigindo ainda assim o uso obrigatório de máscaras e distribuindo álcool em gel para minimizar os riscos de infecção por coronavírus. Uma manifestação ordeira, sim, mas não menos apaixonada. Sim, uma das insatisfações da classe eram de fato a não concessão da recomposição salarial prevista em lei, mas não era a única. Desde o início do ano pedimos a abertura de mesa de negociação para que sejam tratadas diversas demandas do funcionalismo, sem sucesso. Não há como não ver nesta canetada, concedendo uma recomposição não apresentada previamente, não discutida com a classe em assembleia e rapidamente enviada para votação na Câmara de Vereadores, uma intenção de desmobilizar esta greve,” disse o SINDSMUT em nota ao Voz do Campo.

Nota enviada pela Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Tucano entende que a situação é sensível e respeita todos os pontos de vista. O momento, infelizmente, impede que adotemos medidas de maiores proporções. Dentro das possibilidades, a Prefeitura tem buscado conciliar o atendimento às demandas dos servidores efetivos com a realidade financeira do município. A recomposição salarial solicitada está sendo concedida no valor máximo da inflação de 2020 (4,52%), ainda que de forma gradativa. A Prefeitura reforça, também, que, devido a pandemia, o Governo Federal instituiu a Lei Complementar nº 173/2020, que determina a suspensão do aumento salarial para servidores públicos federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste ano. Mesmo neste cenário, Tucano é uma das primeiras e poucas cidades da região que está concedendo a recomposição salarial na totalidade da taxa inflacionária de 2020. A Prefeitura conta com a compreensão de todos(as) e enfatizam que o maior objetivo é realizar uma gestão consciente e solícita às questões da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *