Araci: Vereadores do PDT e PSD formam bloco de maioria e apoiam candidatura do vereador Jefinho à presidência

10 vereadores alguns eleitos e reeleitos pelos partidos PDT (Partido Democrático Trabalhista) – (Léo de Marlúcia, Manoel de Bernadino, Guinha de Pascoal, Marinho de Mazinho das Pedras, Anastácio Carvalho, Zelito da Ribeira e José Augusto) e PSD (Partido Socialista Democrático) – (Jefinho, Jamile e Francisquinho), se reuniram na residência do residência do vereador Jefinho Carneiro (PSD) para declarar apoio a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Vereadores. Carneiro é o atual presidente da Casa e já comanda o legislativo municipal desde 2017. Quando concorreu a presidência para o biênio 2019-2020, Jefinho Carneiro foi reeleito com o apoio dos 13 de 15 vereadores.

Fotos: Ascom Câmara

Em contato com à Voz do Campo neste sábado, Jefinho Carneiro se disse muito grato na escolha de seu nome pela maioria dos eleitos. “Isso demonstra o resultado de nosso trabalho à frente da Câmara nos últimos 4 anos,” pontua Carneiro. A eleição deve ocorrer no dia 1º de janeiro quando eleitos e reeleitos serão empossados oficialmente para exercer seu mandato 2021-2024.

Qual o papel do Presidente da Câmara de Vereadores?

A função do Presidente da Câmara de Vereadores vem disciplinada na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara de Vereadores e para tanto deve-se consultá-las para melhores detalhes. No entanto, em linhas gerais, o Presidente da Mesa (que nós chamamos de Presidente da Câmara) desempenha funções de legislação, de administração e representação. Exerce função de legislação quando preside o Plenário, orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução. Exerce função de administração quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva e finalmente de representação quando atua em nome da Câmara.

Veja alguns avanços na Câmara de Vereadores de Araci listados pelo presidente:

1- Promoveu o Concurso Público da Câmara e vai dar posse a todos antes do dia 31 de Dezembro.

2- Com articulações, conseguiu sempre maioria nas votações dos PROJETOS, e foi reeleito em 2018 com 10 Votos a favor.

3- Investimento na transparência da Casa Legislativa trazendo qualidade nas transmissões de Áudio e Vídeo.

4- Ordem e Lisura durantes todos os processos administrativos da Câmara.

5- Igualdade de direito à todos os vereadores no uso de recursos da Câmara Municipal, indistintamente de ser situação ou oposição.

6- Câmara é filiada à UVB (União dos Vereadores da Bahia).

7- Investimento em equipamentos, disponibilizando um computador para cada parlamentar. (Antes havia um computador para todos.)

8- Investimento nos Vereadores para que os mesmos participassem de cursos e treinamentos, corroborando melhor aperfeiçoamento em seus mandatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *