Prefeitura de Araci anuncia que obra do Tanque da Nação está próxima de ser entregue

Contar a história de Araci é saber que foi aqui que ela começou. Antes, enquanto a cidade se desenvolvia e chegava ao patamar que ocupa hoje na região, era necessário não esquecer onde ela foi fundada. E mesmo depois de tanto tempo que passou (afinal, são 61 anos de emancipação), Araci ainda reserva muita história para contar para os futuros filhos dessa terra.

Uma dessas histórias, está em processo de ser finalizada. Em mais uma grande obra, que demonstra o cuidado com seu passado, mas pensando em seu futuro, a Prefeitura de Araci está para entregar a requalificação do Tanque da Nação, um local que antes era apenas um ambiente degradado, hoje está próximo de ser entregue totalmente transformado.

“Ao longo dos meus 44 anos, sempre ouvi promessas q nunca tinham sido cumpridas. Mas, finalmente uma delas está sendo concretizada. Nosso antigo sonho do calçamento, a valorização da rua, a melhoria do trânsito de veículos, a travessia de pessoas que antes percorriam caminhos com muita lama, e se tornava uma tarefa difícil o simplesmente andar pela rua, ou ir ao trabalho”, explica a diretora da escola Maria Lídia, a professora Marli Góes.

“Tivemos dias em que a frente da escola ficava alagada, impossibilitando a entrada dos estudantes e dos profissionais no prédio. Foram tempos difíceis, e ainda tínhamos problemas com a rede geral de esgoto da rua, pois como não tinha um sistema de escoamento da água fluvial que se misturava à água da rede de esgoto, causava alagamento constante em vários pontos da rua, deixando esgoto ao céu aberto”, continuou. Para ela, essa obra com esse calçamento, iluminação e sistema de escoamento fluvial, é outro ponto positivo que irá favorecer também a abertura de pontos de comércios.

Já foram executados os serviços de drenagem profunda, instalação de redes de esgotamento sanitário, terraplanagem para pavimentação, meio fio e passeio. E a obra já está em próxima de ser entregue, com várias fases dos serviços já finalizadas. O processo é longo, mas terá a qualidade merecida por todos que moram em frente ao terreno principal.

História – O local ainda guarda muita história, que não estão nos livros que os alunos irão consultar nas bibliotecas. São relatos pessoais de quem cresceu naquele ambiente, que era cercado basicamente por areia e água, e com terreno que não oferecia nenhum cuidado. “Nossa, como temos histórias desse lugar chamado Tanque da Nação! no início era um lugar onde as pessoas pegavam água para consumo, depois começaram a se banhar nessas mesmas águas. A população foi crescendo sem se preocupar com a preservação daquele histórico tanque com água boa e que começou a ficar imprópria”, revela a diretora.

Antes, de um lugar onde todos brincavam em volta fazendo balanços nas arvores que ficavam na parte alta, e ao seu redor, reunindo as crianças da rua, tinha também a época que o tanque secava e nasciam umas plantas que embelezavam o terreno. “Tinham umas flores pequenas, daí juntavam muitas borboletas e nós crianças brincávamos de caçar borboletas. Dia desses, enquanto ia para a escola, me deparei com a mesma planta que nascia quando o tanque secava, e veio um filme em minha memória com as lembranças do tempo bom”, desabafou Marli.

“Espero contar no final da obra, com alguma homenagem que fique como lembrança desse trabalho, em algum lugar aqui da rua para futuras gerações conhecerem toda a sua importância na história de Araci”, finalizou

PMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *