Fake News de que municípios ganham dinheiro do Governo Federal após casos positivos de Covid-19 não tem nenhum fundamento no mundo real; entenda

As Fake News são o grande problema do mundo conectado com as redes sociais. Ela desinforma e direciona a más decisões. Às vezes elas podem até matar. Daí a necessidade de acompanhar informações sérias. A Fake News mais dita no momento é: “prefeituras estão inventando casos de Coronavírus para receber ajuda em dinheiro do Governo Federal“. Essa é uma Fake News e uma mentira sem nenhum fundamento. Não por acaso, as pessoas estão agindo normalmente quando algum resultado positivo é anunciado em algum município. As pessoas estão acreditando nessa Fake News. Isso, infelizmente, leva ao agravamento da crise de Saúde Pública que é a Pandemia do Coronavírus e, por consequência à morte.

O porquê essa Fake News não tem nenhum fundamento?

A ajuda financeira a estados e municípios ainda não ocorreu. Ela foi aprovada no Senado e vai para assinatura do Presidente Bolsonaro. O dinheiro será distribuído proporcionalmente em relação ao número de habitantes. Não há nenhuma relação entre o dinheiro a ser distribuído e o números de pessoas com Covid-19 ou mortes em cada cidade. Outra coisa: municípios sem casos positivos também vão receber. Além do mais, esse dinheiro não é extra. É, sim, uma compensação financeira diretamente proporcional às perdas de arrecadação por causa da crise. Ou seja, os estados e municípios não receberão mais dinheiro. Eles receberão a mesma média de anos anteriores, mas o dinheiro deve ser revertido para a saúde.

O que dizem algumas autoridades?

Ao site A Voz do Campo, o prefeito de Tucano, Dr. Sérgio, comentou o assunto. “Ficamos muito preocupados com as Fake News sobre o coronavírus. Há um caso positivo em Tucano, que seguiu todo o rigor e protocolo no Hospital Mariana Penedo e no Lacen”, disse ele. O prefeito de Araci, Silva Neto, disse que também vivemos um momento muito sensível, onde as pessoas precisam se informar de forma responsável para não propagar notícias faltas que prejudicam a sociedade. “Com relação às acusações feitas a prefeitos e outros gestores, o que já é “praxe”, servem apenas para tumultuar ainda mais um momento de enfrentamento que exige muita concentração”, afirmou. Ambos destacam a lisura dos profissionais de saúde em seus municípios e no Lacen, em Salvador, reconhecida nacionalmente e que não tem nenhuma gerência política. Eles também pediram: Fica em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *