
O Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos e históricos de Salvador, voltou a funcionar após passar por uma ampla requalificação. A estrutura, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, foi entregue pela Prefeitura de Salvador, nesta terça-feira (25), com melhorias no transporte e na preservação arquitetônica. O equipamento, que transporta cerca de 6 mil pessoas diariamente, teve suas quatro cabines substituídas e recebeu novos sistemas de climatização e iluminação.
O projeto buscou resgatar elementos originais do elevador, restaurando fachadas, esquadrias e varandas laterais. A entrada inferior também passou por revitalização, com a recuperação do túnel de acesso às cabines. A obra também incluiu uma nova iluminação especial para monumentos históricos. O investimento total foi de mais de R$ 14 milhões. Durante a entrega, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) ressaltou a importância do projeto para a cidade. “Essa obra faz parte do conjunto de esforços que a Prefeitura vem fazendo nos últimos anos para resgatar o nosso Centro Histórico. Nesse momento, nós já entregamos, ou estão em execução, obras que somadas chegam a R$ 1 bilhão em investimentos na região. Nós estamos devolvendo o nosso Centro Histórico à cidade, fazendo com que o cidadão volte a frequentá-lo”, afirmou.
A requalificação do Elevador Lacerda está inserida em um conjunto de intervenções no Centro Histórico. Entre as ações, estão a recuperação das praças Castro Alves, da Sé e Terreiro de Jesus, além da revitalização de monumentos como os Arcos da Ladeira da Montanha e o Elevador do Taboão. “A Prefeitura recuperou os principais símbolos daqui do Centro Histórico, como as praças Castro Alves, da Sé e o Terreiro de Jesus. Elementos importantes como o Elevador do Taboão, os Arcos da Ladeira da Montanha, o Monumento Mário Cravo, a frente da Nossa Senhora da Conceição da Praia, o novo Mercado Modelo, os casarões do frontispício da cidade… Também criamos equipamentos culturais como a Galeria Mercado, a Casa das Histórias, a Cidade da Música, recuperamos o Museu da Misericórdia”, destacou o prefeito.
As quatro cabines foram trocadas por novos equipamentos, agora climatizados e com sistemas de iluminação aprimorados. Também foi instalado um motor de resgate, que garante o funcionamento em caso de falha no sistema principal. As obras tiveram início em dezembro de 2023, em comemoração aos 150 anos do Elevador Lacerda. A intervenção foi coordenada pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e executada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
O equipamento transporta cerca de 2 milhões de pessoas por ano. O secretário da Semob, Pablo Souza, enfatizou a relevância da obra. “Se você pensar, em termos proporcionais, isso é 80% da população de Salvador. Mas a gente sabe que ele também tem um forte apelo turístico. A Prefeitura tem revitalizado toda essa região, tem o Hub, tem o Doca 1, tem a recuperação do Mercado Modelo, os equipamentos culturais, então esse é um equipamento que se soma a esse esforço que o município tem feito para integrar a Cidade Alta à Cidade Baixa. Esse é um equipamento importante para mobilidade ativa”, disse. Já o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, reforçou a importância simbólica do Elevador Lacerda. “Uma obra que tem um imenso valor histórico e cultural. O Lacerda serve como meio de transporte e é o nosso cartão postal, um equipamento de 150 anos. É muito gratificante resgatar esse ponto histórico, turístico e de transporte e que ajuda tanta gente. Estamos trazendo a história para o presente e apontando para o futuro”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou a importância da requalificação para a capital baiana. “É uma revitalização de extrema importância, especialmente agora que a gente reformou o Mercado Modelo e criou a Casa das Histórias, e a gente tem uma série de equipamentos culturais no Comércio. Eu fico muito feliz quando vejo as crianças das escolas vindo conhecer o Centro Histórico. Então é um ganho para os baianos, para que a gente viva a nossa cidade e fortaleça o Centro”, disse. De acordo com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, o projeto seguiu diretrizes para manter as características arquitetônicas da última ampliação do elevador, realizada em 1930. “Muito desse projeto, dessa época, tinha se perdido. E o que a gente trouxe agora foi recuperar exatamente essas características originais do elevador, que é uma das maiores marcas que a gente tem aqui na cidade. Mas, claro, também trazendo a arquitetura contemporânea, porque a gente não cria o falso histórico. Ele está belíssimo, é um novo Lacerda”, explicou.
O Elevador Lacerda volta a operar a partir das 6h30 desta quarta-feira (26), com isenção de tarifa nos próximos 90 dias. O funcionamento será de segunda a sexta-feira das 6h30 às 21h30, aos sábados das 7h às 21h30, e aos domingos e feriados das 7h às 21h. Durante o Carnaval, entre 27 de fevereiro e 4 de março, o elevador operará 24 horas por dia, encerrando o funcionamento ininterrupto às 21h30 da Quarta-Feira de Cinzas.
Muita Informação*