Valente recebe turnê gratuita da Orquestra Santo Antônio com imersão na música nordestina

06/06/2025 06:18 • 4m de leitura

A cidade de Valente será a segunda parada da nova turnê da Orquestra Santo Antônio (OSA), que celebra 18 anos de trajetória na música. O concerto gratuito acontecerá na Casa da Cultura de Valente, no dia 10 de junho de 2025, terça-feira, às 19h, seguido de uma oficina às 20h, onde o público terá a oportunidade de conhecer os instrumentos musicais de uma orquestra. Os ingressos estão de graça no Sympla [https://www.sympla.com.br/evento/concerto-uma-orquestra-pela-estrada-ano-ii/2985866]. Mais do que um espetáculo musical, a terceira turnê da OSA oferece uma vivência imersiva na cultura nordestina, com repertório formado exclusivamente por composições brasileiras – incluindo autorais inéditas, homenagens a mestres como Luiz Gonzaga e arranjos de Ricardo Herz, revelando as faces que um concerto pode assumir através de sons brasileiros.

O público vai se emocionar ouvindo canções acompanhadas de projeções audiovisuais na tela, recurso usado pela primeira vez pela OSA com o objetivo de ampliar a experiência sensorial dos participantes. Além disso, os concertos contam com medidas de acessibilidade como audiodescrição e intérprete de LIBRAS. Composta por 15 músicos de Conceição do Coité com idades entre 16 e 30 anos, a OSA mistura violino, cello e flauta com zabumba, triângulo e até instrumentos construídos artesanalmente com madeira de sisal. O resultado é um som inusitado e profundamente conectado às raízes culturais da região. A escolha de Valente como parte da turnê não foi por acaso. A cidade é a sede central do Sicoob Coopere, instituição que mantém uma parceria com a orquestra desde o início do projeto musical.

Oficina com instrumentos

A programação inclui a oficina “Conhecendo os instrumentos musicais de uma orquestra”, com interação direta entre os músicos e a comunidade. O público poderá tirar dúvidas, experimentar instrumentos e conhecer de perto a rotina de quem vive da música. Para participar da atividade, é necessário se inscrever através deste formulário [https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhPK8QW-jT_yKxbpyKb3_Hlqp2ZeZ34E7Mgd3fptg6KMI5hw/viewform]. Esta é a terceira turnê da história da OSA, que já passou por Paulo Afonso e segue para Conceição do Coité (16/06), cidade onde o projeto nasceu e mantém sua sede. A turnê conta com patrocínio do Sicoob, apoio do Instituto Cultural Alto da Colina e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, via Lei Rouanet. “O Sicoob Coopere tem muito orgulho em apoiar a Orquestra Santo Antônio, um projeto que transforma vidas por meio da música, promove inclusão social e fortalece a cultura local. Essa parceria está totalmente alinhada com nossos princípios cooperativistas, ao unir as dimensões cultural, social e de sustentabilidade, além de ter grande relevância para o desenvolvimento da nossa região”, diz Fábio Simões Cunha, diretor executivo de negócios.

PROGRAMAÇÃO EM VALENTE

Orquestra Santo Antônio em Valente
Data: 10 de junho de 2025, terça
19h – Concerto musical
20h – Oficina: ‘Conhecendo os instrumentos musicais de uma orquestra’
Local: Casa da Cultura de Valente – BA
Entrada gratuita com retirada de ingressos no Sympla
Mais informações: @orquestrasantoantonio

SOBRE A ORQUESTRA SANTO ANTÔNIO

Fundada em 2007 a partir da doação de instrumentos comprados com o valor arrecadado em uma feijoada beneficente nos Estados Unidos, a Orquestra Santo Antônio já formou mais de 150 crianças e adolescentes, com diversos alunos hoje atuando como músicos profissionais. Em seus 18 anos de história, a OSA acumula experiências nacionais e internacionais, com apresentações em Portugal, Estados Unidos, França e Moçambique. Reconhecida por sua atuação social e educacional, a OSA já se apresentou em programas como Jornal Nacional, Globo Repórter e Caldeirão do Huck, além de conquistar prêmios como a Comenda de Honra ao Mérito Cultural da Bahia e o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Social da Laureate Brasil. A partir do sucesso da orquestra, foi criado o Instituto Cultural Alto da Colina, que abriga outras iniciativas como a Orquestra Sisaleira, com instrumentos produzidos pelos próprios músicos a partir do reaproveitamento da madeira do sisal, e a Orquestra das Meninas de Coité, formada exclusivamente por mulheres da OSA e dedicada a composições instrumentais de mulheres brasileiras.

Leia também