Turismo: Riacho Salgadinho e da bota, duas maravilhas que você ainda não conhece em Araci

03/04/2020 12:09 • 3m de leitura

O município de Araci, embora situado no nordeste baiano no perímetro do polígono das secas tem lá seus encantos naturais já conhecidos de grande parte da população araciense, porém quando pensamos que já conhecíamos as belezas naturais dessa terra a natureza nos surpreende e nos revela locais que de uma beleza ímpar e que merecem destaque e que lhe seja dado um local na prateleira dos pontos turísticos de Araci: O RIACHÃO.

Fotos: Jailson Sousa

Dois riachos (salgadinho e da bota) que se encontram para desaguarem no rio Itapicuru é o local que mesmo sazonalmente (nos períodos chuvosos) nos encantam com sua beleza de quedas d´água, pequenas cachoeiras, proporciona uma visão muita bonita do meio ambiente em que se encontra, que oferece um banho de paz e tranquilidade, que recarrega as energias daqueles que ali se aventuram.

Fotos: Jailson Sousa

No distrito de Barreira, mais precisamente na fazenda Boa Vista, um local que quando falamos de trilhas ecológicas, é de fácil acesso, se comparado a caminhada para se chegar a já conhecida Cachoeira do Rio Itapicuru no município de Araci. 30 minutos de caminhada do local até onde é possível ir de transporte; uma caminhada leve e agradável em meio a vegetação da caatinga ainda pouco explorada que revela fauna e flora para aqueles amantes da natureza que buscam paz e um local de sossego para afastar-se um pouco das ‘correrias’ dos dia-a-dia. Na foz desse encontro dos dois riachos as águas da chuva nos proporciona um local único, agradável, divertido e prazeroso para uma manhã ou quem sabe uma tarde cercado no meio da caatinga para conversar, tomar banho, se divertir em meio as pequenas quedas d’água que ali se formam.

Fotos: Jailson Sousa

São pequenas cachoeiras onde se é possível banhar-se nelas tranquilamente, tanto crianças e adultos, em baixo das mesmas no leito do riacho apenas areia macia o que se permite que ali se banhe tranquilamente, ao lado uma imensa pedra onde se é possível espreguiçar-se a vontade, fazer um piquenique, tirar um cochilo em meio ao cantos dos pássaros e outros sons da natureza. Um local que embora só seja possível apreciar em épocas de chuva, vale a pena a visita, vale o banho, vale as imagens, vale o reconhecimento que o município de Araci tem o que oferecer quando o assunto é beleza natural.

Por – Luciano Sousa – Coordenador Pedagógico

Leia também