Silva Neto (PDT) pode assumir vaga de deputado, caso Penalva assuma pasta em Salvador; Araci pode ter seu primeiro deputado estadual

10/10/2024 10:55 • 2m de leitura

O suplente de deputado estadual pelo PDT, Silva Neto, está na expectativa de assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Isso pode ocorrer caso o atual deputado Emerson Penalva, também do PDT, seja convocado para integrar a equipe do prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis (União). Segundo fontes ligadas ao cenário político, Penalva se fortaleceu após as eleições municipais de 2024 e pode ser indicado a uma das pastas do novo secretariado de Bruno Reis. Essa possível ascensão de Silva Neto representaria um marco histórico para Araci, que nunca teve um deputado estadual em sua história. A expectativa da população é de que, caso isso ocorra, Silva Neto possa reforçar a representatividade e trazer novos avanços para a cidade e região.

Penalva, que teve papel de destaque nas eleições do último domingo (06/10), conseguiu articular mais de 80 mil votos para vereadores que o apoiaram, consolidando sua força dentro do grupo político do prefeito. Essa proximidade com Bruno Reis tem alimentado especulações sobre sua possível nomeação para um cargo na administração municipal. “Não conversei com Bruno, nem Bruno falou nada comigo, mas não tenha dúvida que se for chamado, atenderei a missão. Hoje, trabalho pela minha reeleição à Assembleia Legislativa da Bahia e tenho compromisso de apoiar o deputado Elmar Nascimento à Câmara Federal”, disse Penalva, sem descartar a possibilidade de aceitar um convite no futuro.

Caso Penalva venha a assumir um cargo na gestão de Salvador, o ex-prefeito de Araci, Silva Neto, que atualmente é suplente, pode herdar a vaga de deputado estadual. Silva Neto foi uma figura central na reeleição da atual prefeita de Araci, Keinha Jesus (PDT), e é considerado um aliado de primeira hora do presidente estadual do PDT, Félix Júnior. Durante a convenção da prefeita Keinha, Félix Júnior chegou a afirmar que Silva Neto assumiria o posto na ALBA.

O portal Voz do Campo tentou contato com Silva Neto para obter sua posição sobre a possível movimentação, mas não obteve resposta até o momento. O espaço permanece aberto para futuras declarações.

Leia também