Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas

13/11/2025 06:55 • 3m de leitura

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou, nesta quarta-feira (12), o nível de atenção devido ao aumento dos riscos provocados pelas fortes chuvas na cidade. Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro, que é de 108,2 mm, segundo a estação meteorológica de Ondina. O bairro com maior acúmulo de chuva foi Nova Brasília, com 157,6 mm, seguido por Brotas, com 152,2 mm, e Bosque Real, com 150,8 mm. A continuidade das chuvas e o risco de deslizamentos motivaram a mudança de nível de observação para atenção, conforme o Plano de Proteção da Defesa Civil (PPDC).

Defesa Civil reforça medidas de segurança

Entre as ocorrências registradas, houve um desabamento na Rua Manoel José, em Cajazeiras 2, que resultou no soterramento de duas pessoas. A Codesal acompanhou a retirada das vítimas pelo Corpo de Bombeiros, e elas foram atendidas por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também foi registrado desprendimento de uma geomanta na Trabessa Joanes Melo, em Narandiba, ocasionado pela ruptura de drenagem. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site da Codesal. “Pedimos a atenção de todos, pois o volume de chuvas é superior ao esperado para o mês de novembro. A chuva deve continuar durante toda a quarta-feira. As nossas equipes de campo, formadas por engenheiros, arquitetos e geólogos, estão em campo, realizando vistorias para garantir a segurança de todos. Não vacile: em caso de risco, se afaste imediatamente e disque 199, aguardando chegada de um técnico”, afirmou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. Segundo o meteorologista do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Giuliano Carlos do Nascimento, a capital baiana enfrenta fortes chuvas e rajadas de vento provocadas por uma frente fria. “Por meio da análise de imagens de satélite, diferente de informação veiculada por outras fontes, é possível verificar que o sistema atuante não se configurou em Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ausência de umidade vinda da região Amazônica até o Oceano Atlântico fica bem representativo nas imagens de satélite. Então o que está atuando aqui é uma frente fria”, explicou. A Codesal mantém plantão 24 horas atendendo solicitações pelo telefone gratuito 199. Além disso, a população pode receber alertas via SMS, enviando o número do CEP para 40199, serviço gratuito que informa boletins de atenção e alerta sobre condições de risco.

Salvador registra 76% da chuva esperada para novembro

Salvador registrou, em menos de 24 horas, 76% do volume de chuva esperado para todo o mês de novembro. Entre a noite de terça (11) e a manhã desta quarta-feira (12), a capital acumulou 85 mm de precipitação, enquanto a média histórica do período é de 108,2 mm, segundo dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo segue instável até quinta (13) na capital baiana. Segundo o Inmet, a forte instabilidade, associada ao fenômeno climático La Niña, colocou Salvador na lista de municípios em alerta para chuvas intensas. No total, 147 cidades baianas foram incluídas no aviso meteorológico, classificado como de perigo potencial devido ao acumulado de chuva e risco de ventos fortes, que foi estendido até sexta-feira (14).

Muita Informação*

Leia também