Quais as 5 principais economias da Bahia?

04/12/2024 03:44 • 4m de leitura

O estado da Bahia é um dos principais do cenário brasileiro e, na região nordeste, o local corresponde ao principal PIB. Devido ao seu tamanho dentro do país, diversos investidores procuram suas cidades para realizar investimentos e claro, deixam uma economia cada vez mais aquecida para receber novos recursos. Embora seja muito reconhecida por conta do seu carnaval, que agita as festas brasileiras na época de fevereiro, a Bahia conta com uma riqueza própria de tirar o fôlego e produtos que são encontrados apenas em sua própria região. De acordo com o levantamento realizado pelo IBGE, Salvador, Camaçari, Feira de Santana, São Francisco do Conde e Luis Eduardo Magalhães aparecem como os principais locais de riqueza do estado.

Mercado Imobiliário

Um dos setores que mais aproveitam essa situação é o mercado imobiliário, que proporciona crescimento e expansão aos municípios e as infinitas possibilidades de até mesmo verticalizar suas paisagens. É comum ver interessados em comprar casas em Feira de Santana, Salvador e outras regiões, isso valoriza cada vez mais os locais. Confira abaixo um resumo de cada cidade o que ela oferece aos moradores e investidores:

Salvador

A capital da Bahia é a que fica no topo do ranking. A economia é a mais forte do estado e as vagas de empregos ficam concentradas no setor de turismo. Outro ponto que também se destaca na região é o setor de indústria. A área tecnológica também surpreende e coloca em 9º lugar a nível nacional no desenvolvimento do setor, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. Por fim, outro ponto que ajuda a cidade a se desenvolver é a qualidade de vida. O soteropolitano é um dos povos mais alegres a nível nacional e isso eleva o estilo de tocar a vida na região.

Camaçari

Camaçari é pouco comentado a nível nacional, mas internamente tem uma força incrível na economia do estado. Por lá, cerca de 300 mil pessoas habitam suas regiões e o grande foco é no setor industrial. O motivo fica por conta da existência do Polo Industrial de Camaçari. Portanto, grande parte dos empregos gerados pela cidade ficam na área industrial, o que ajuda a trazer muito investimento para o setor.

Feira de Santana

Assim como Salvador, Feira de Santana é um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado da Bahia. Apesar da sua distância considerável para a capital, cerca de 115km, o município se destaca pelo papel forte na economia da cidade. Um dos pontos que mais me atraem é a qualidade de vida. A infraestrutura da cidade é uma das melhores da Bahia e isso facilita a rotina dos seus moradores. Além disso, o projeto de expansão dos próximos anos é um dos mais promissores da Bahia. De toda forma, outro ponto que tem destaque é o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Em uma escala de 0 a 1, a cidade apresenta 0,712, o que significa que é considerado alto para os padrões brasileiro.

São Francisco do Conde

São Francisco do Conde também é mais um dos locais que não aparecem como um dos comentados a nível nacional na Bahia, mas por outro lado entrega ótimas possibilidades de investimento e força na economia local. O fato curioso é que ela não é um dos locais mais populosos do estado, pois a sua população está na faixa dos 38 mil habitantes, de acordo com o levantamento do IBGE. Luis Eduardo Magalhães: O último local da nossa lista é Luís Eduardo Magalhães. É a 5ª cidade mais rica do estado e isso chama a atenção dos índices de medição na Bahia. O local está a 950 km de Salvador e tem uma população na casa dos 107.909 habitantes. A sua força vem da produção de grãos que é impressionante e recebe muitos investimentos. Destaque para o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, que bateu na casa dos 0,716 na escala de 0 a 1.

Leia também