Prefeitura alerta para risco de barragem se romper em Araci e provocar tragédia

08/05/2021 09:43 • 2m de leitura

A Prefeitura de Araci informou que recebeu um alerta da Defesa Civil do Estado sobre o risco de rompimento da barragem da Serra Branca, zona rural de Araci e provocar tragédia. O primeiro alerta foi emitido logo depois das fortes chuvas que ocorreram no dia 20/04. Equipes da Defesa Civil do Estado e da CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) estiveram in loco verificando a situação de perto e detectaram erosão no talude (banca ou terreno em declive) e uma infiltração no jusante (jusante é o local que fica “atrás da barragem”, no sentido da corrente do rio”).

O portal Voz do Campo conversou a prefeita do município, Keinha Jesus que detalhou a situação. “Neste primeiro momento, fomos recomendados a adotar algumas medidas para prevenção da barragem. Cortamos as árvores em cima da banca, iremos isolar a partir dos próximos dias o local, não será mais permitido trânsito de veículos de passeio, nem caminhões. Talvez somente pessoas a pé, moto e de bicicleta. Para isso já estamos preparando um desvio alternativo para manter a circulação dos veículos,” disse a prefeita ao portal Voz do Campo.

“Já começamos a conversar com todos os moradores ao redor para detalhar toda a situação da barragem, além dessas, outras medidas deverão ser adotadas em breve. Tudo isso que estamos fazendo tem o objetivo de prevenir uma tragédia,” explicou a gestora municipal. O secretário de Infraestrutura de Araci, João Paulo pediu que as pessoas não tenham pânico, mas importante adotar essas medidas sugeridas pelos especialistas.

“Quando verificamos de perto os problemas logo depois da chuva forte do dia 20/04 passamos para os especialistas toda a situação que pediu essas medidas. O que estamos adotando não é dizer que a barragem vai romper, mas são medidas preventivas,” alertou o secretário. Neste sábado (08/05) equipes da Defesa Civil do Estado e da CERB estarão mais uma vez no local com a prefeita do município e secretário para dar andamento no laudo técnico que deverá sair em breve sobre a problemática.

Leia também