Parceria Mais Forte: Agricultura Familiar do Território do Sisal recebe investimentos de mais de R$ 8 milhões

06/02/2023 05:17 • 2m de leitura

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, entregou, nesta sexta-feira (03), Kits Produtivos que irão beneficiar 3.540 agricultores e agricultoras, juntamente com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal). A entrega é fruto da ação “Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia”, estratégia da SDR que visa fomentar a produção de alimentos em Unidades de Produção Familiar (UPF) – Mais ATER, beneficiando 19 municípios do Território do Sisal. Estão sendo investidos recursos superiores a R$ 8 milhões para o fortalecimento das cadeias produtivas do Leite, Mel, Caprinovinocultura e Galinha Caipira para produção de ovos.

No total, foram entregues 24 tanques de resfriamento de leite, 38 motos, 24 máquinas forrageiras com reboque, 4.800 colmeias e 38 tablets, equipamentos que aumentam a produtividade e incrementam a renda dos produtores locais. O prefeito de Retirolândia e presidente do Consisal, Vonte Merim, agradeceu ao Governo do Estado pela parceria e a todos os prefeitos que compõem o Consórcio do Sisal. “Estamos todos felizes com essa entrega importante para nossa região. São kits que fortalecem e qualificam o trabalho do nosso povo”, ressaltou.

ASSISTENCIA TÉCNICA E EXTENSSÃO RURAL – MAIS ATER

Para fortalecer as cadeias produtivas, melhorar a renda e a produção dos agricultores e agricultoras familiares do Sisal, foi contratado 01 (um) coordenador de nível superior para acompanhamento de ATER, que servirá como suporte na organização e construção de soluções tecnológicas, fomentando a transição agroecológica, evolução da produtividade e a promoção do desenvolvimento rural e sustentável da Bahia. Para o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Adriano Costa, que representou o secretário da pasta Osni Cardoso, “estes equipamentos vão fortalecer cadeias produtivas importantes para o Território do Sisal, ampliando a renda de agricultores e agricultoras e fortalecendo a agricultura familiar, política que é responsável por levar alimentos à mesa dos baianos e baianas”.

Leia também