Pablo Roberto renuncia pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana; cresce especulação que será anunciado com vice de Zé Ronaldo

18/07/2024 11:25 • 4m de leitura

O deputado estadual Pablo Roberto (PDSB) renunciou, na noite desta quarta-feira (17), sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. O comunicado foi feito pelo próprio parlamentar que divulgou em seu Instagram a desistência de disputar o segundo maior colégio eleitoral na Bahia com uma carta aberta à população. “Ao longo desses 10 meses, vimos inúmeras pesquisas e relatórios que mostram, de maneira muito clara, que o eleitor feirense seguirá pelo caminho da polarização. Neste cenário, uma caminhada que já se mostrava muito difícil se tornou também viável. Hoje, diante do cenário político que enfrentamos, tomei uma decisão importante. Desse modo, quero comunicar a cada um de vocês que estou retirando a minha pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana, mas quero que todos saibam que o sonho não acabou. Não tenho dúvidas de que plantamos uma semente. Fizemos uma caminhada limpa, propositiva, trazendo projetos e ações relevantes para o futuro da nossa cidade. Em muitos momentos, critiquei os dois candidatos que estão postos e, de forma muito amadurecida, sigo apontando as falhas e questões que precisam ser debatidas em nossa cidade”, disse Pablo. Em vídeo, o tucano justificou a polarização no pleito conforme pesquisas divulgadas nos últimos meses e cresce a especulação que ele poderá ser anunciado como vice do ex-prefeito Zé Ronaldo (União Brasil), que já comandou a “Princesinha do Sertão” por quatro vezes (2000, 2004, 2012 e 2016). Novamente, o principal adversário é o deputado federal Zé Neto (PT), que tentará pela quinta vez governar a cidade. “Nesse momento não me cabe a neutralidade. Seguirei debatendo a nossa cidade junto ao nosso grupo político que esteve comigo em toda a nossa caminhada, porque não acredito na política que seja feita de outra forma. Em nosso plano de governo, pontuei diretrizes e projetos que acredito muito e quero ver se concretizarem em nossa terra. Dessa maneira, reafirmo que não abrirei mão do que acredito e nem dos meus valores, que para mim são inegociáveis. Iremos sim debater a cidade no momento oportuno para construir uma Feira de Santana que está muito além dos anseios políticos, seja ele de quem for, e fazer a mudança que a nossa cidade precisa e merece. Seguiremos juntos”, ressaltou o tucano que tudo indica que será anunciado na chapa de Zé Ronaldo nesta quinta-feira (18), data do aniversário do ex-prefeito.

Polarização

Atualmente, Feira é comandada pelo ex-deputado estadual e federal Cobert Martins (MDB), que foi reeleito em 2020, derrotando o petista Zé Neto no segundo turno. Em 2016, o emedebista foi eleito vice-prefeito, mas assumiu a gestão municipal após o então prefeito Zé Ronaldo renunciar o cargo para disputar as eleições ao governo estadual. Zé Neto foi derrotado também nos três últimos mandatos a prefeito de Zé Ronaldo. No entanto, o petista está confiante, recebeu o apoio público do presidente Lula (PT) que esteve na cidade no último dia 1º para anunciar investimentos federais e tentar alavancar a pré-campanha do correligionário que já aparece empatado com Zé Ronaldo na última pesquisa divulgada em maio. Apesar de Zé Neto agora ter construído um arco de alianças inédito neste ano com dez partidos (PT, PCdoB, PV, PP, PSB, PSD, MDB, Avante, Podemos e PSOL), o apoio do tucano Pablo Roberto é considerado o fiel da balança para vencer as eleições no município. Ele era cobiçado tanto pelo PT quanto pelo União Brasil.

Leia também