O Movimento de Organização Comunitária (MOC) completou 55 anos de história, de trabalho e de lutas buscando contribuir na transformação da vida das pessoas e na luta por um Sertão Justo. Celebrando esta trajetória e resistência, o MOC recebeu uma série de homenagens nos territórios de atuação como: Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe e Território do Sisal. Assim, não foi diferente no município de Araci, onde o MOC recebeu sua 13°, na manhã desta terça-feira (13), na Câmara Municipal de Vereadores, através da proposição da vereadora Edneide Pereira, que destacou: “o MOC tem ensinado a compreender o processo de construção coletiva e participativa, bem como tem fortalecido as mais diversas formas de convivência com o Semiárido tanto para famílias agricultoras, crianças, adolescentes, jovens, educadores, inumares mulheres e grupos de produções existentes em Araci. A gente só agradece por tudo e tanto”.
Agricultores/s familiares e demais públicos, parceiros do MOC, além de vereadores, prefeita e vice, foram convidadas para darem seus depoimentos, onde ressaltam a influência do MOC, falando de suas linhas de atuação e como a entidade contribuiu no fortalecimento e construção do município com as suas diversas ações.
A coordenadora do MOC, Celia Firmo, também ararciense, ressaltou a história e o caminhar do MOC no desenvolvimento de suas ações no município de Araci. O MOC tem historicamente, ao longo dos seus 55 anos, assumido a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável, integral e integrado, a inclusão sociopolítica, econômica e cultural, bem como o exercício da cidadania de populações fortalecendo a Convivência com o Semiárido.