
Uma mulher de 31 anos morreu após receber uma descarga elétrica enquanto tentava alcançar uma pipa presa em uma fiação. O caso aconteceu na segunda-feira (01), no bairro de Pero Vaz, em Salvador. A vítima foi identificada como Lilia Alves da Costa. Segundo a Polícia Civil, ela chegou a ser atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que fez os primeiros socorros para tentar reanimá-la. Não há informações sobre o velório e sepultamento de Lilia. O caso foi registrado na 2ª Delegacia Territorial do bairro da Liberdade. Em nota, a Neoenergia Coelba, empresa que administra o serviço elétrico na cidade, lamentou a morte da mulher e disse que profissionais da distribuidora estiveram no local para avaliar a situação. A empresa ressaltou que não se deve soltar pipas próximo à rede elétrica, nem acessar a rede para regatar qualquer objeto. Nestas situações, a distribuidora informou que as pessoas devem acionar a empresa através do telefone gratuito 116 e demais canais de atendimento. “As crianças não devem soltar pipas sem a supervisão de um adulto. Mesmo a brincadeira como uma pipa parecer inofensiva, próximo da rede elétrica, ela pode ser fatal”, afirmou a gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, Rose Menezes. “As pipas devem ser soltadas em locais abertos. Campos, parques, praias, locais sem fiações elétricas. Caso a pipa se enrosque nos fios, nunca tente tirar. Nem adulto, nem criança”, explicou.
Aumento de casos
A Neoenergia Coelba informou que as ocorrências com pipas na rede elétrica quase triplicaram na Bahia durante período de ventos. De janeiro a julho deste ano, a empresa registrou 376 ocorrências em todo o estado. O número, que era considerado estável nos primeiros meses (com média de 35 registros), teve aumento expressivo a partir de maio, acompanhando a temporada de maior prática da atividade. Somente em julho, foram contabilizadas 104 ocorrências, quase o triplo do registrado em abril.
Dicas de segurança
Como parte das ações de conscientização, a distribuidora reforçou esta semana, nas redes sociais, a campanha de segurança, que nesta etapa aborda especialmente os riscos da prática de soltar pipas perto da rede elétrica. A ação faz parte de um calendário contínuo de educação em segurança, que abordará, ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro, diferentes situações no convívio com a energia elétrica. Entre as principais orientações estão: Não soltar pipas próximo à rede elétrica, buscando locais abertos, como praias, campos e parques;Jamais tentar retirar pipas presas em fios ou postes; Evitar o uso de linhas metálicas ou cerol, que potencializam os riscos de choque elétrico; Crianças devem sempre brincar acompanhadas por um adulto.
g1*