Jerônimo nega pressão para definir vice e diz que prioridade é montagem da chapa de deputados federais e estaduais

27/03/2026 07:22 • 6m de leitura

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quinta-feira (26), que não sofre pressão para definir o nome do vice na chapa majoritária e destacou que a prioridade, neste momento, é a organização das chapas proporcionais para deputados federais e estaduais. A declaração foi dada durante inauguração da modernização do Colégio Estadual Raphael Serravalle, na Pituba, em Salvador. Segundo ele, o foco das articulações está concentrado no fortalecimento dos partidos aliados e na estruturação das candidaturas proporcionais dentro do prazo estabelecido pelo calendário eleitoral. Questionado sobre o anúncio da chapa adversária, Jerônimo negou qualquer tipo de pressão. “Não, de forma nenhuma, a gente está olhando para o nosso time. Essa semana, até o dia 3 [de abril] nós estamos debruçados sobre a formação, nós estamos estendendo as mãos para a formação da chapa da proporcional, pensando aí como é que os partidos precisam de ajuda para montar a chapa, tanto para a federal quanto para a estadual”.

Definição da chapa e articulação política

Conforme o governador, a estratégia inclui reuniões com partidos aliados ao longo deste final de semana. “Nós vamos ter, esse final de semana, reuniões bilaterais com os partidos, para a gente poder ver em que pé está, que tipo de ajuda precisa. O foco é esse, até o dia 3, dia 4, é pensar na formação da chapa proporcional”. O petista também frisou que não há qualquer dificuldade no processo de escolha de quem ocupará a vice-governadoria. Na ocasião, Jerônimo ressaltou que possui “tempo” e que está no prazo para a definição. “Nós temos tempo, estamos no prazo, então não tem gargalo. O gargalo seria se nós tivéssemos [prazo até] amanhã e nós não tivéssemos discutido isso, seria gargalo. Nós estamos construindo as coisas com a paz e a tranquilidade necessária, estudando, considerando, ouvindo. Todos os movimentos que a gente faz é ouvindo as pessoas. Daqui a oito dias é gargalo para a chapa proporcional, mas a majoritária nós temos prazo para fazer com calma para a gente poder fazer bem feito”, disse.

Relação com prefeitos e cenário político

Na ocasião, ao ser questionado sobre a relação com o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP) anunciado como vice na chapa liderada por ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia e com o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), que deve manter seu apoio à chapa da oposição, o governador afirmou que mantém postura institucional. “Eu trato todos os prefeitos de forma igualitária. Meu lugar de governador exige um padrão de diálogo, a não ser que o prefeito não aceite me visitar, ou eu visitar o município com ele lá, mas eu vou”. “Eu vou porque eu tenho a missão de atender, em nenhum município, eu tenho essa dificuldade eu vou. Em Coité, por exemplo, a primeira vez o prefeito não foi e enviou o vice, me tratou bem, eu o tratei bem. Dessa vez agora, nós fomos lá dar ordem de serviço para uma estrada, até o Juazeirinho, e outra estrada, Coité e Riachão, que liga a BR-116 e BR-324. Ele não foi, já não permitiu mais que a equipe fosse, paciência, mas a obra tem que sair, o povo precisa disso”. O governador reforçou que separa a gestão da disputa eleitoral. “O tratamento será assim, independente da boca das eleições, eu sou pré-candidato, mas sou governador. Então tratarei igualitário, na hora de se falar da política, eu falarei, na hora de fazer o debate sobre os temas, eu farei”.

Alianças, perdas e avaliação eleitoral

Questionado sobre o sentimento após o anúncio de Zé Cocá, Jerônimo ressaltou que nem o prefeito de Jequié e nem Zé Ronaldo votaram nele em 2022. “Nenhum dos dois votou em mim ou fez campanha, e nos dois municípios [Jequié e Feira de Santana] que você trouxe como exemplo, eu fui fazer campanha para um candidato da minha base. Então, não havia essa expectativa de que viria comigo. Eu fiz as agendas institucionais, continuarei fazendo”. “Não há nada de mágoa, porque não tinha expectativa de que viriam. A política faremos na hora correta”. Por fim, ao falar com eleitores que possam estar insatisfeitos, Jerônimo destacou as entregas do governo e citou exemplos recentes de ações do governo. “O que eu tenho de comprometimento são as entregas. Nós estamos fazendo entrega. Semana que vem nós apresentaremos mais duas mil obras. Hoje, por exemplo, em Itaberaba, eu tive que entregar no palco quatro obras, que não deu tempo ir. Então, o que o governo tem que fazer é o papel de poder planejar, fazer bem feito, se comprometer com os projetos estratégicos, fazer as entregas no momento correto”. O governador também comentou o acompanhamento das obras e projetos. “Isso é o comprometimento mesmo”.

Jerônimo entrega Colégio Estadual Raphael Serravalle, na Pituba

As declarações foram dadas durante a entrega do Colégio Estadual Raphael Serravalle, na Pituba, em Salvador. Na ocasião, o governador destacou o papel das escolas na rotina das famílias e frisou que o ambiente escolar tem diversos significados e lembrou que não teve estrutura que estudantes atualmente possuem. “Aqui também tem a ver com as famílias, com as mães, com as mulheres, porque quando a gente consegue permitir que o estudante chegue 7h, 7h30 e fique até 14h, 15h, 16h na escola, a mãe e o pai sabem que eles estão bem cuidados, zelados, bem alimentados e aprendendo. Eu não tive uma escola como essa, não sonhava ter uma escola dessa. Eu não tive professores que nós temos hoje, com pós-graduação, minhas professoras iniciais eram pessoas leigas, e até hoje agradeço o que elas fizeram”, disse. Segundo ele, a estrutura envolve programas e projetos importantes para a juventude. “Vocês viram aqui os meninos dançando. Ali é um projeto chamado Educa Mais, que a gente pega monitores da comunidade ou recém-formados, dá uma bolsa para que ele possa ajudar a escola a criar oficina de educação integral com arte, com ciência, com música, com esporte”, apontou. Ao final, Jerônimo antecipou que fará, em breve, novas entregas na área da saúde e citou o aniversário da capital baiana. “Amanhã nós estaremos fazendo uma entrega importante no Hospital da Mulher, prometi que nós iríamos ampliar mais leitos e amanhã nós entregaremos. Então é a obra física, mas é um serviço, é a quantidade de vagas sendo ofertadas. Parabéns Salvador”.

Muita Informação*

Leia também