Irã anuncia retorno do programa nuclear, oferece US$ 80 mi pela cabeça de Trump e Jihadistas atacam base dos EUA

05/01/2020 05:52 • 3m de leitura

O Irã anunciou neste domingo (5) que deu fim às restrições ao desenvolvimento de seu programa nuclear, o que inclui a retomada ilimitada do enriquecimento de urânio. A informação foi divulgada pela agência de notícias Irna, ligada ao governo iraniano. O urânio enriquecido pode ser usado para a fabricação de armas nucleares. O Irã é signatário do TNP (Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares), e costuma defender que seu programa nuclear tem fins pacíficos, como a geração de energia. A medida foi anunciada três dias depois do ataque dos EUA que matou o general iraniano Qassim Suleimani no aeroporto de Bagdá, capital do Iraque. Suleimani era um dos nomes de mais alto escalão nas Forças Armadas iranianas. Milhares de pessoas participaram de seu funeral neste fim de semana.

Jihadistas atacam base dos Estados Unidos no Quênia

O grupo jihadista somali Al-Shabaab atacou neste domingo uma base militar no leste do Quênia, que também é utilizada por militares dos Estados Unidos. Ao menos quatro terroristas foram mortos na ação, segundo o exército local. “Nesta manhã, por volta das 5h30 (23h30 de sábado em Brasília), houve uma tentativa de violação da segurança na Manda Air Strip (nome da base aérea atacada). A tentativa de invasão foi rechaçada com sucesso”, declarou a Força de Defesa do Quênia (KDF) em comunicado. “Até agora, foram encontrados quatro corpos de terroristas. A pista de aterrissagem está segura. Devido à tentativa fracassada de invasão, houve um incêndio que afetou alguns dos tanques de combustível localizados na pista. O incêndio está sob controle, e os procedimentos de segurança padrão estão em vigor”, acrescenta a nota. O ataque foi confirmado pelo Comando dos Estados Unidos para a África (AFRICOM). De acordo com comunicado do comando americano, foram registrados apenas danos à “infraestrutura e equipamentos”. Cerca de 150 militares americanos estavam na base no momento do ataque.

US$ 80 milhões pela cabeça de Trump, diz TV iraniana

A guerra de propaganda contra os Estados Unidos e seu presidente, o regime iraniano está agora usando uma tática particularmente perversa. A televisão estatal anunciou durante a transmissão de um serviço funerário sobre o general Ghassem Soleimani que US $ 80 milhões seriam concedidos pela cabeça do presidente dos EUA, Donald Trump. Quem o matar receberá esse valor.

Leia também