

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas e um alerta de baixa umidade para diferentes cidades na Bahia. O aviso foi publicado na segunda-feira (15) e é válido até quarta-feira (17). As cidades citadas nos avisos ficam no oeste, sudoeste e norte da Bahia.
Alerta laranja de chuvas intensas
O alerta inclui o sudoeste, centro-oeste e norte do Brasil. Na Bahia, as cidades do oeste baiano, como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, são algumas das 23 com previsão de fortes chuvas. Segundo o Inmet, nesses locais poderá chover até 100 mm por dia, com rajadas de vento de até 100 km/h. Há risco de queda de energia, descargas elétricas, quedas de árvores e alagamentos.
Confira abaixo as cidades citadas no alerta:
Alerta amarelo chuvas intensas:
Praticamente todos os estados do Brasil estão com previsão de chuvas e são citados no alerta amarelo. Na Bahia, o aviso abrange 73 cidades do oeste e do sudoeste. Cidades como Riacho de Santana e Xique-Xique são citadas no alerta. Nelas, há previsão de até até 50 mm de chuva por dia e ventos de até 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Confira abaixo as cidades citadas no alerta:
Alerta amarelo de baixa umidade:
Trinta e uma cidades do norte da Bahia estão com alerta de baixa umidade. Paulo Afonso e Juazeiro são alguns dos municípios citados no aviso, que também menciona outros estados do Nordeste do Brasil, como Alagoas, Pernambuco e Ceará. Nesses locais a umidade relativa do ar poderá variar entre 30% e 20%, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de mais de 60%. Os moradores desses locais devem beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas do dia e evitar exposição ao sol.
Confira abaixo as cidades citadas no alerta:
G1*



