
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (22), um alerta laranja de chuvas intensas para Salvador e outras 79 cidades da Bahia, com previsão de precipitações significativas até a noite de quarta-feira (23). O alerta indica chuvas com acumulados entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que pode acarretar riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e enchentes. O Inmet já havia emitido outro alerta, no último sábado (19), sobre chuvas intensas e acumulados em 18 estados brasileiros, incluindo a Bahia. No mesmo alerta, o instituto apontou a possibilidade de alagamentos, quedas de árvores e pequenos deslizamentos na capital baiana.
De acordo com o Inmet, a intensidade das chuvas pode afetar a infraestrutura urbana e rural, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade, como encostas e regiões próximas a rios. A Defesa Civil orienta a população a tomar precauções e estar atenta às condições climáticas. Em caso de emergências, os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) notificou que a previsão de chuvas para a capital baiana se estende até quinta-feira (24). De acordo com a nota, entre esta terça e quinta, as chuvas variarão entre moderadas a fortes, podendo chover a qualquer hora do dia. O informe apontou ainda que os dados sobre as chuvas na capital baiana ainda estão sob análise e podem mudar. Ainda segundo a Codesal, até às 6h desta terça-feira, a capital baiana já registrava um acúmulo de 284,9 mm de chuva no mês de abril, um volume significativo considerando o período. Nos últimos 12 horas, os bairros mais afetados pelo volume de chuva foram Boca do Rio (17,2 mm), Imbuí (13,4 mm), Saramandaia (13 mm), Cabula (11,4 mm) e Barris (11 mm), com riscos crescentes de alagamentos e impactos no tráfego.
O alerta laranja do Inmet inclui as seguintes cidades baianas, que estão sob risco de condições climáticas adversas:
O alerta do Inmet está relacionado à instabilidade climática provocada pela combinação de um centro de alta pressão sobre o Oceano Atlântico e um centro de baixa pressão no Paraguai. Esses sistemas meteorológicos estão reforçando as condições de chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, afetando a Bahia e outras regiões do país.
Muita Informação*