Professores baianos dão dicas para o segundo dia das provas do ENEM, neste domingo (28)

Estudantes de todo o território baiano fazem, neste domingo (28), a segunda etapa das provas do Exame Nacional do Ensino do Médio (ENEM) 2021. Os participantes terão cinco horas para solucionar questões relacionadas a Ciências da Natureza – que englobam as disciplinas de Biologia, Física e Química – e de Matemática e suas Tecnologias. Serão 45 questões de cada área, totalizando 90 itens. Nesta edição, são 3,1 milhões de participantes no Brasil, sendo mais de 239 mil na Bahia, que é o terceiro Estado com maior número de inscritos. A dois dias para o exame, professores da rede estadual dão dicas sobre conteúdos e formas de realizar as provas. O professor de Matemática do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), Cláudio Marcelo Guimarães, destaca que quem acerta uma boa quantidade de questões fáceis e difíceis, de uma maneira equilibrada, tem uma nota melhor. “Por isso, nesses dias que antecedem a prova, sugiro que dê uma boa revisada em conteúdos básicos, como razão, regra de três, porcentagem e equações, além de leitura e interpretação de gráficos. A prova de Matemática do ENEM testa seus conhecimentos matemáticos e a atenção na interpretação do texto sobre cada questão. Muitas vezes, o aluno erra a questão, porque foi solicitado a metade do valor e o estudante marca o valor exato”, orienta, ressaltando que nem todas as questões necessitam de aplicação de fórmulas e que uma boa interpretação pode levar o candidato ao resultado exato.

Já na área de conhecimento da Química, a professora também do EMITEC, Sandra Pita, fala diretamente aos estudantes.  “Como dica, procure relacionar os conteúdos de Química com a vida cotidiana, pois assim ficará mais fácil para assimilar. Na hora da prova, leia atentamente cada questão e, se souber como resolver, responda logo e passe para a próxima questão. Concentre-se e tente resolver todas as questões”. Os principais tópicos cobrados nas edições do ENEM, destaca a docente, são: ligações químicas, polaridade e forças intermoleculares, além de reações orgânicas, eletroquímica, compostos orgânicos, leis ponderais e estequiometria, reações inorgânicas, termoquímica, modelos atômicos e reações inorgânicas, termoquímica e modelos atômicos.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, até esta sexta-feira, a maratona de aulões do ENEM 2021, na página do YouTube do EMITEC, no canal TV Educa Bahia e na página da Rede ENEM.  A ação, realizada em parceria com a Rede ENEM, integrou aulões das disciplinas de todas as áreas do conhecimento. A iniciativa consistiu em um combo completo, com aulões, e-Books gratuitos de Redação e de todas as disciplinas, com os conteúdos que mais caem no exame, além de uma bateria de simulados das provas objetivas. Os links para baixar os e-Books e fazer os simulados estão https://cursoenemgratuito.com.br/bahia/. Além da prova do último domingo (21), que envolveu Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; e às Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da Redação, e a deste domingo, haverá uma segunda aplicação para cerca de 280 mil inscritos que tiveram direito à isenção no ENEM 2020 e não fizeram as provas. Para este público, as inscrições foram reabertas entre 14 a 26 de setembro de 2021 e as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.