Em casa: como se refrescar no calor

A cada ano, as temperaturas ficam cada vez mais altas e o volume de chuvas diminui. Lançar mão de dicas caseiras que ensinam como se refrescar no calor é a melhor alternativa depois do ar condicionado, pois dormir de edredom em pleno verão é privilégio daqueles que podem alterar a climatização do ambiente com um simples apertar de botão. Mas se um ar condicionado está fora dos seus planos no momento, não se desespere, veja nossas dicas e viva melhor.

Troque as lâmpadas

Para emitir luz, as lâmpadas incandescentes produzem muito calor. A dica é substituir essas lâmpadas por modelos fluorescentes ou de LED que, mesmo custando um pouco mais caro, compensam o investimento, pois você economiza em sua conta de luz no fim do mês. Além disso, elas têm maior durabilidade em relação às lâmpadas incandescentes. Faça isso e sinta a diferença.

Ventilador voltado para fora da janela

Se a temperatura da rua estiver mais fresca que a de dentro de casa, como geralmente acontece, coloque um ventilador na janela apontando para fora, ao contrário do que é comum fazer. Isso porque, segundo as leis da física, jogar o ar quente de dentro para fora normalmente é mais rápido e eficiente do que jogar o ar fresco de fora para dentro. Essa é uma dica simples e eficiente.

Spray refrescante

Mantenha um borrifador na geladeira com água. Caso precise se refrescar rapidamente, borrife-se com um água fria no corpo inteiro. Primeiro nos pés e pulsos para agilizar a circulação sanguínea. A refrescância vem da temperatura da água aliada ao efeito da sua evaporação. Existem modelos de ventilador a pilhas acoplados ao borrifador que também refrescam bastante.

Vento gelado

Coloque um saco plástico sobre uma bandeja contendo vários cubos de gelo e que fique bem fechado. Agora posicione a bandeja entre o ventilador e você. Essa dica não refresca o ambiente, mas, em dias em que o calor é tão grande que o ventilador emite vento quente, vale ouro. Lembre-se de colocar uma vasilha embaixo da bandeja para aparar a água do gelo que vai derreter.

O que comer e beber

Ingestão abundante de líquidos (evitando álcool, cafeína e açúcar) são métodos mais eficientes para se hidratar e, consequentemente, aliviar o calor. Inclua, em seu cardápio, itens fáceis de digerir, principalmente saladas e frutas que contêm bastante líquido como abacaxi e melancia. Grelhados de carne branca (que são mais leves) são muito bem-vindos se combinados com uma salada refrescante.A climatização do ambiente com o ar condicionado é a maneira mais eficiente de como se refrescar no calor, mas nem todo mundo se adapta ou, então, pode utilizar o ar-condicionado durante todo o dia. Mas, com essas dicas, encarar o verão pode ficar mais fácil. Aproveite! (Carrefour).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *