Policlínica Regional oferece diferentes especialidades médicas à população tucanense

A Policlínica Regional em Ribeira do Pombal oferece, desde segunda-feira (12), um apoio significativo à saúde pública de Tucano e dos municípios que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde Nordeste II (Coisan). Com isso, exames de alta complexidade – antes realizados em outras cidades como Serrinha, Feira de Santana e Salvador – poderão ser feitos com mais celeridade. A unidade, inaugurada na última sexta-feira (09), oferece 19 especialidades médicas, sendo elas: angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia, anestesiologia, dermatologia, hematologia, pneumologia, reumatologia, infectologia, nutrição e psicologia. Já em relação aos exames, são disponibilizados: densitometria, mamografia, videolaringoscopia, ultrassonografia, ergometria, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, raio x, biópsia, ressonância magnética, tomografia, espirometria, mapa, holter, eletroneuromiografia, tratamento pré-diabetes e duplex scan. “Além de possibilitar a realização de exames de alta complexidade, a Policlínica atenderá, de forma mais rápida, nossa população. O deslocamento entre Tucano e Ribeira do Pombal será feito por meio de um ônibus exclusivo cedido pelo COISAN II, a fim de garantir que os atendimentos serão prestados pontualmente e com a qualidade que a nossa população merece” afirma a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia. A primeira viagem por meio do ônibus exclusivo acontece nessa quarta-feira (14), levando até a unidade cerca de 20 pacientes.

Como garantir a consulta?

A Policlínica Regional em Ribeira do Pombal disponibiliza determinado número de vagas para os municípios vinculados ao COISAN II, não se tratando de uma unidade de pronto atendimento. Dessa forma, para garantir a prestação do serviços clínicos, a população deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde para fazer o agendamento. “A policlínica apenas receberá os pacientes mediante regulação. É importante que as pessoas apresentem as requisições médicas ou que se antecipem para marcar os atendimentos junto à Secretaria”, ressalta Denise Correia. Em relação à ida até a policlínica por meio do ônibus exclusivo, os(as) pacientes devem ficar atentos(as) ao horário e local de saída. O veículo parte do Hospital Municipal Mariana Penedo, às 6h50. O transporte é agendado juntamente à consulta/exame no momento em que a Secretaria Municipal de Saúde é procurada.

Hospital Geral Santa Tereza

Outro importante avanço no atendimento à saúde pública de Tucano é a ampliação de leitos do Hospital Geral Santa Tereza, também localizado em Ribeira do Pombal. Os 20 novos leitos de UTI adulto e neonatal foram entregues pelo Governador Rui Costa, na última semana. “O Hospital Geral Santa Tereza também dá suporte à população tucanense em situações de urgência e emergência de média e baixa complexidade, 24 horas. Todas essas melhorias, em paralelo com o nosso trabalho para aprimorar as estruturas do nosso próprio município, só têm a oferecer à nossa gente mais qualidade nos atendimentos”, pontua o Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias. (Secom-Tucano)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *