Árbitro doa a própria chuteira em campo para jogador de futebol: empatia

Não é só futebol. O que este árbitro fez vai além das quatro linhas do campo. Ele deu o próprio par de chuteiras para um jogador que não tinha calçado adequado para jogar. A cena linda de empatia e solidariedade aconteceu no último fim de semana durante uma partida de futebol amador em Acarigua, na Venezuela. O árbitro Orlando Bracamonte foi aplaudido pela torcida, que parecia não estar acreditando no que via, enquanto ele tirava o calçado e o atleta calçava. Orlando Bracamonte é um jovem árbitro venezuelano com experiência internacional e certificado pela FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol).

A história

Pouco antes de apitar o início da partida entre os times Durigua FC e Centro FC, o juiz percebeu que um dos jogadores não estava usando chuteira apropriada para jogar futebol de campo. O atleta usava um tênis comum, de passeio, com sola plana, que provavelmente faria escorregar no gramado e prejudicaria o rendimento do jogador. Por isso, não era possível começar o jogo. Em vez de usar o poder de árbitro para impedir o atleta de jogar, Orlando teve a atitude nobre de emprestar a chuteira que usava.

Repercussão

As fotos da troca dos calçados foram feitas pelo fotórgrafo Julio César Rojas, que escreveu no Twitter: “No futebol a simplicidade, o profissionalismo e a humildade , prevalecem sobre todas as circunstâncias. Boa essa Orlando Bracamonte ”. O portal venezuelano Terreno de Juego, compartilhou as fotos e escreveu: “O árbitro Orlando Bracamonte deu seus calçados para um jogador que não tinha calçados adequados. Ele poderia proibí-lo de jogar, mas em vez disso, ele mostrou empatia e humildade”. Certamente, o gesto de solidariedade ficará marcado na Venezuela como um exemplo das boas ações em campo. E ganha ainda mais valor tendo em vista a emergência humanitária que o país atravessa, que afeta inclusive os atletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *