Santaluz: Projeto ‘Ler Mais’, idealizado por professora aposentada, incentiva leitura e repasse de livros no centro da cidade

Promover a leitura e o desapego. Este é um dos objetivos do projeto ‘Ler Mais’, idealizado pela professora aposentada Marlene Araújo com o intuito de incentivar a leitura entre os moradores de Santaluz, na região sisaleira da Bahia. Uma mine biblioteca foi instalada no calçadão da rua Rui Barbosa, centro comercial da cidade, mais precisamente ao lado Su Bijú, loja que apoia a inciativa. As estilosas pratilheiras e caixas de palete reciclado acolhem obras literárias de vários gêneros e para todas as idades. A mine biblioteca ainda conta um varal com dezenas de cordéis escritos por Marlene Araújo. A ideia funciona da seguinte forma: a pessoa que for até a mine biblioteca pode pegar qualquer livro. Após lê-lo, deverá deixá-lo no mesmo lugar ou passar para outra pessoa com o objetivo de fazer circular o conhecimento. Cerca de 70 obras já estão em circulação. Interessados em doar livros podem deixar as obras na loja Su Bijú.

Além dos livros, o espaço ainda oferece uma gaiola literária. Dentro cárcere que é utilizada para preder pássaros, várias poesias da própria Marlene Araújo e de outros escritores locais podem ser ‘resgatados’ por qualquer pessoa. “O objetivo é incentivar a leitura, formando novos leitores. O nosso convite é para a leitura e o projeto é de todos. Além disso, é fundamental derrubar tabus e mitos de que o livro é algo para ser guardado, imaculado”, pontua Araújo. Ainda segundo a idealizadora, o ‘Ler Mais’ foi inspirado em um projeto similar em Feira de Santana e da paixão pelos livros e da vontade de fazer algo relevante para a sociedade. “Boas ideias devem ser copiadas e compartilhadas”, concluiu. 

Comentários