Euclides da Cunha inaugura casa de parto, a 40ª no país

02/06/2021 10:28 • 2m de leitura

A Prefeitura de Euclides da Cunha inaugurou nesta segunda-feira (31/05) uma Casa de Parto, estrutura completa destinada às futuras gestantes que optarem e apresentarem as condições clínicas necessárias para parir de forma natural, humanizada, mas sem abrir mão da segurança. Construída 100% com recursos próprios, a Casa de Parto fica ao lado do hospital municipal e vai oferecer todo o conforto necessário às gestantes. Trata-se de uma opção para as mulheres, que terão a liberdade de escolha de ter seus filhos fora de um ambiente hospitalar e sem precisar passar por procedimentos considerados invasivos, como a cesariana e a adoção de medicação.

“É um dia histórico para Euclides da Cunha. É uma casa de parto super moderna, ambiente aconchegante, tudo novinho, agradável e repleto de carinho para o conforto necessário às futuras mamães e os bebês”, disse o prefeito Luciano Pinheiro (PDT) durante a inauguração. A inauguração era aguardada com ansiedade pela população euclidense, dada a importância do espaço. Consideradas partes integrantes e fundamentais da Saúde da Família, as casas de parto ainda são raras na rede pública de saúde do país.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje apenas 39 unidades, embora cerca de 70% das mulheres, no início da gestação, deseje um parto normal, como aponta um relatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ao final, 52% dos bebês chegam ao mundo por cesarianas, detalha, ainda, o estudo. E segundo o Datasus, 98% dos nascimentos acontecem em hospitais. Com os dados da pesquisa, conclui-se que os municípios que decidem pela disponibilização de casa de parto são aqueles que adotam uma política pública para a maternidade em favor da mulher, compreendendo a importância e valor de respeitar a liberdade de escolha da gestante no momento mais importante da vida dela. A Casa de Parto de Euclides da Cunha será administrada pelo Hospital Português, que já faz a gestão do hospital municipal.(Ascom PMEC)

Leia também