Estudantes Aracienses conquistam prêmios na maior Feira de Ciências e Engenharia da América Latina

27/03/2023 02:04 • 2m de leitura

O projeto dos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II (Cetep Sisal II), na cidade de Araci, região sisaleira da Bahia, conquistou 3 prêmios na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorreu entre os dias 20 a 24 de março, no Inova USP, em São Paulo/SP. Os projetos premiados desenvolveram inovações no campo da sustentabilidade. Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace é a maior mostra brasileira de projetos científicos em abrangência e visibilidade.

Além de mostra, promove ações com o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta é a primeira vez que estudantes do CETEP Sisal II participam e são premiados. O projeto premiado desenvolvido na unidade baiana, foi da produção de luvas a partir do bioplástico originado do sisal, planta de onde se obtém a matéria-prima usada em cordas, tapetes e outros artesanatos.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Maria Isabela, de 15 anos, Isabel Oliveira, 16, Sarah Moura, 15, Adriele Pietra, 15, e Luan Santos, 15, alunos do curso técnico em Análises Clínicas, sob orientação da professora Pachiele Cabral. A ideia surgiu a partir da observação sobre o grande uso e descarte de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) no laboratório escolar e o aumento do gasto durante a pandemia pelos profissionais de saúde e por pessoas em geral.

Leia também