Nesta quinta-feira (20), o universo político de Araci deu mais um passo em direção ao cenário para as Eleições 2020. Durante o aniversário de 83 anos ex-prefeito de Araci, Zedafó (PDT), Gilmara e Keinha posaram juntas para fotos (ver aqui), indicando uma aliança. Veio a confirmação: Gilmara é pré-candidata a vice-prefeita, na chapa de Keinha. Seu objetivo, agora, é encontrar um partido para a composição de chapa de Situação. Como decorrência deste fato, políticos e lideranças locais de oposição se manifestaram ao A Voz do Campo e nas redes sociais.
O vereador Laerto lançou uma nota onde afirma que havia um compromisso e uma aliança entre Gilmara, Léo de Eridan, o PT, Nenca e ele para que uma pesquisa eleitoral definisse o melhor nome da Oposição em Araci. “Continuarei minha caminhada ouvindo o povo”, disse Laerto.
Célia Firmo, do PT, também citou a aliança em questão e disse permanecer na ideia de construir uma oposição unida no município. Ela destacou que Gilmara rompeu um acordo anteriormente firmado com o grupo. “Nós mantemos a nossa posição e coerência de uma aliança de Oposição em Araci”, disse Célia.
Ao site A Voz do Campo, a ex-prefeita Nenca disse que a notícia não a abala. “As atitudes de terceiros para conosco demonstram mais sobre elas do que sobre a gente. Meu sentimento na política nunca foi uma luta por poder, mas a convicção de que Araci sempre esteve melhor com nossas gestões. Nosso grupo se uniu em uma proposta popular baseada em pesquisa popular”, disse a ex-prefeita.