Desaprovação de Lula dispara e atinge 54%, aponta pesquisa

28/03/2025 07:27 • 2m de leitura

A pesquisa Pulso Brasil, do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada nesta quinta-feira (27), indica que 54% dos brasileiros desaprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já 41% avaliam o governo positivamente, enquanto 5% não souberam ou não responderam. O desempenho do presidente varia conforme faixa etária, escolaridade e renda. A maior aprovação ocorre entre jovens de 16 a 24 anos (54%), pessoas com ensino fundamental (47%) e eleitores de renda familiar de até dois salários mínimos (48%). Em contrapartida, a desaprovação cresce entre brasileiros de 45 a 59 anos (58%), com ensino médio completo (58%) e renda familiar acima de cinco salários mínimos (60%).

Nordeste é única região onde Lula mantém aprovação positiva

Regionalmente, o Nordeste se destaca como o único local onde Lula mantém mais aprovação do que rejeição, com 50% de apoio e 45% de desaprovação. Desde 2002, o PT mantém forte influência eleitoral na região. Por outro lado, o Sul registra os piores índices para o presidente, com 33% de aprovação e 62% de rejeição. As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte apresentam maior desaprovação do que aprovação, seguindo a média nacional.

Maioria dos brasileiros vê economia no caminho errado

A pesquisa também avalia a percepção econômica da população. 58% dos entrevistados acreditam que o Brasil está no caminho errado, enquanto 35% consideram que a economia segue na direção correta. Outros 6% não souberam ou não responderam.

Muita Informação*

Leia também