Elas adoram: meio deitadas ou sentadas à vontade se deliciam folheando os livros. Uma creche instalou redes para que as crianças criem o hábito da leitura. O vídeo é fofo. O projeto Redes do Saber, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, é inovador. Sob a sombra, os pequenos alunos da creche Viva Criança desfrutam das “viagens” dos livros. A creche fica no distrito de Croatá. No vídeo, as crianças que têm menos de 5 anos apreciam os livros, conversam entre si e parecem trocar ideias enquanto olham as imagens e letrinhas.
Diversão e saberes
Os coordenadores do projeto afirmam que é uma forma de desenvolver habilidades afetivas, sociais e cognitivas. A iniciativa faz parte do programa Construindo Vínculos. A meninada parece adorar. No vídeo, estão tão à vontade que demonstram não querer trocar de vida. O vídeo encantou os internautas e seguidores.
Mil e um comentários
Educadores, pais, mães e tias reagiram. Só elogios à iniciativa. “A importância de se adquirir cultura sem se perder as raízes. Excelente iniciativa. Viva a educação”, reagiu uma internauta. Para uma seguidora, é fundamental associar o prazer à leitura. “É bom! Criar a hora da leitura tão gostosa assim e de quebra uma memória afetiva dessas. Meu Ceará é diferente.”
Uma grande viagem
Uma internauta foi objetiva na análise. “Tudo é válido para viajar na leitura!.” Outra seguidora disse que o projeto é excelente, mas tem “riscos”. “Amei…O perigo é pegar no sono no primeiro balançar da rede”, afirmou.
Para incentivar a leitura