Todo mundo sabe: os gastos de início de ano pesam no orçamento familiar e são fonte de preocupação desde dezembro ou até antes. Entre a série de despesas que dão dor de cabeça à população, os principais são o pagamento de impostos como IPVA e IPTU, a matrícula escolar e a compra de materiais para os estudantes.
Para enfrentar esse período de desgaste emocional e financeiro sem comprometer o orçamento previsto para o mês, a professora dos cursos de gestão da Estácio, Alessandra Santana Camargo, recomenda um planejamento financeiro eficiente e ações práticas para economizar. Segundo Alessandra, o segredo está em se antecipar. “Reservar um valor mensal ao longo do ano para cobrir essas despesas sazonais é uma prática eficaz. Se isso não foi possível, é essencial revisar o orçamento, priorizando os pagamentos obrigatórios e negociando parcelamentos em condições favoráveis sempre que necessário”.
Para alcançar o objetivo de passar longe das dificuldades orçamentárias geradas pelas despesas de início de ano, outra dica da professora Alessandra Camargo é manter a organização e o foco. “O início de ano não precisa ser sinônimo de aperto financeiro. Com organização e foco no controle de gastos, é possível começar o ano de forma equilibrada e sem dívidas”.
Muita Informação*