Uma das melhores épocas do ano chegou para quem é apaixonado por comida! Afinal, junho tem aquele gostinho de Festa Junina, não é mesmo? Então, para curtir essa farra em casa e com comida boa, listamos algumas receitas gostosas, fáceis e rápidas de comidas típicas de festa junina para aproveitar esse tempinho gostoso que chegou! Sendo assim, vamos conferir?
Ingredientes:
xícara chá de amendoim salgado
1 colher sopa de Aroma Baunilha Dr. Oetker
2 xícaras chá de milho para canjica
1 litro de água
3 xícaras chá de leite
1 lata de leite condensado
a gosto canela em pó
Modo de preparo:
Deixe o milho de molho por 3 horas, escorra a água e coloque em uma panela grande ou panela de pressão. Junte 1 litro de água e deixe cozinhar até amolecer o milho. Destampe a panela e misture o leite, o leite condensado e o Aroma Baunilha Dr. Oetker. Triture o amendoim salgado em um processador de alimentos ou liquidificador e junte à canjica. Adicione a canela em pó a gosto e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo sempre. Sirva quente ou gelado.
Ingredientes
5 espigas de milho com palha
¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
Modo de preparo
Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver. Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca. Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme. Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme. Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.
Ingredientes
4 espigas de milho-verde
meia xícara (chá) de água
meia xícara (chá) de óleo
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
3 ovos
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
meia colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo
Debulhe o milho, cortando os grãos rente ao sabugo. Em um liquidificador, bata o milho com a água. Passe por uma peneira e retorne o creme de milho no liquidificador. Junte o óleo, o Leite MOÇA e os ovos e bata bem. Em um recipiente, despeje essa mistura, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem. Despeje a massa em uma forma redonda de furo central (20 cm de diâmetro) e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito na massa, este saia limpo. Espere amornar, desenforme, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.
Ingredientes
1 lata de milho-verde em conserva, escorrido
3 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de creme vegetal
1 colher (sopa) de farinha de trigo
meia xícara (chá) de água
meia colher (chá) de sal
1 caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite
1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata metade da lata de milho com a água. Em uma panela, aqueça o creme vegetal e doure a farinha de trigo, mexendo sempre. Quando adquirir a consistência de massa, coloque a água e misture vigorosamente. Misture o milho batido, o sal e o milho restante. Aqueça e junte o NESTLÉ Creme de Leite e a salsa. Desligue e sirva.
Ingredientes
2 ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (cerca de 500 g)
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
Modo de Preparo
Numa panela média, misture o açúcar e a água com a ponta do dedo para não espirrar na lateral da panela – isso evita que a calda queime até atingir o ponto de fio. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio – para verificar, mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Adicione o coco e misture apenas para envolver os flocos com a calda (evite mexer em excesso para não açucarar). Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. A cocada deve estar bem úmida neste momento. Transfira a cocada (com a calda) para uma tigela e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, unte uma assadeira grande com manteiga (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente). Com 2 colheres de sobremesa, modele a cocada em queneles e transfira para a assadeira, uma ao lado da outra (se preferir, modele em montinhos para ficar mais rústico). Deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora ou até as cocadas secarem. Elas ficam durinhas por fora mas ainda úmidas por dentro. Sirva a seguir ou conserve num pote com fechamento hermético por até 1 semana.
Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de amendoim sem pele e torrado
1 lata de Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
Modo de Preparo
Em uma panela, misture o açúcar e o amendoim e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o Leite MOÇA em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela. Unte uma superfície lisa de mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos.
Ingredientes:
Paçoca soltinha
1/4 xícara de farinha de mandioca torrada
1 1/2 xícara de amendoim torrado
1/2 xícara de açúcar mascavo
Paçoca enrolada
1 1/2 xícara de amendoim torrado
1/2 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de farinha de mandioca torrada
Modo de Preparo:
Paçoca soltinha:
Coloque a farinha de mandioca para torrar em uma frigideira até ficar douradinha. Enquanto isso, torre o amendoim no forno médio por 15 minutos. Descasque-o. Leve o amendoim ao processador junto com o açúcar mascavo e bata. Adicione a farinha de mandioca torrada para dar crocância à mistura e processe mais.
Paçoca enrolada
Coloque o amendoim torrado e ainda quente no processador. Adicione 1/2 xícara de açúcar mascavo e bata até virar uma pasta homogênea.
Ingredientes
4 xícaras (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 e meia xícara (chá) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata o Leite NINHO, os ovos, o açúcar, a manteiga e o queijo parmesão ralado. Acrescente o fubá, a farinha de trigo e o fermento em pó e bata até ficar homogêneo. Coloque em forma retangular (20 cm x 30 cm) untada com manteiga e polvilhada com fubá e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de água
⅓ de xícara (chá) de açúcar
½ lata de leite condensado
casca de 1 laranja
1 canela em rama
3 cravos-da-índia
1 pitada de sal
canela em pó a gosto para servir
Modo de preparo
Lave bem a casca da laranja sob água corrente e seque. Com o descascador de legumes (ou uma faca de legumes afiada) faça tiras da casca da laranja, com cuidado para não extrair a parte branca – ela pode deixar a receita amarga. Numa panela média misture o leite, com a água, o açúcar e o sal. Junte o arroz, as tira da casca da laranja, a canela e os cravos. Leve ao fogo alto e mexa até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando, até o os grãos ficarem macios – nesse momento o preparo ainda deve estar com bastante líquido, pois os grãos continuam absorvendo o caldo enquanto esfriam. Misture o leite condensado e deixe cozinhar por mais 5 minutos para ficar cremoso. Transfira o arroz doce para uma tigela e cubra com filme em contato com o arroz – isso evita a formação de uma película no doce. Deixe amornar antes de levar para a geladeira – o arroz doce fica mais cremoso depois de esfriar. Polvilhe com canela em pó a gosto na hora de servir.
Guia da Semana*