
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em apenas duas semanas, a capital baiana acumulou 338 milímetros de chuva, 11% a mais do que era esperado para o mês inteiro, que era de 302 milímetros. A previsão do tempo, segundo o instituto, é de mais chuva para os próximos dias. Devido ao acumulado de chuvas, o Inmet emitiu um alerta de “perigo potencial” para quase 50 municípios baianos, incluindo Salvador e cidades da região metropolitana, além do Recôncavo e do Sul da Bahia.
Para Salvador e Região Metropolitana, nesta sexta-feira (16), que amanheceu com arco-íris, são esperadas pancadas de chuva com trovoadas isoladas ao longo de todo o dia, mas o sol deverá aparecer em alguns momentos. As temperaturas vão variar de 22 °C a 26 °C e os ventos podem ser moderados. Para o sábado (17) e o domingo (18), a previsão aponta céu nublado, com chuvas isoladas e possibilidade de sol entre nuvens. Entretanto, para a segunda-feira (19), a expectativa é de novas pancadas de chuva. Para o Sul da Bahia, o fim de semana será de chuvas isoladas, com sol entre nuvens, mas predominantemente nublado. Já no Recôncavo, a manhã desta sexta terá possibilidade de sol, porém a tarde e à noite serão de pancadas de chuva com trovoadas. O fim de semana será predominantemente nublado, com previsão de sol apenas na segunda-feira.
Em novo boletim de ocorrências a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou, das 00h às 9h desta sexta, 15 ocorrências, dentre as quais estão dois desabamentos parciais e seis ameaças de deslizamento e desabamento. A Codesal também informou que está dando orientações em cinco localidades a moradores de regiões de risco, entre os bairros de Brotas, Centro e Pau da Lima, com o objetivo de deixá-los sobre aviso para possíveis ocorrências e evacuações.
Nos últimos dias, diversas regiões de Salvador sofreram com alagamentos e outras ocorrências. No bairro de Sete Portas, motoristas e pedestres enfrentaram dificuldades devido ao acúmulo de água. Situação semelhante foi registrada na Avenida Octávio Mangabeira, na orla de Costa Azul. No bairro da Boca do Rio, dois veículos foram destruídos após serem atingidos por um muro que cedeu com as chuvas.
Muita Informação*