Imagine se todas as chuvas de verão pudessem ser transformadas em eletricidade? Pesquisadores chineses desenvolveram uma máquina capaz de transformar apenas uma gota de chuva em 140 volts, o suficiente para acender 100 lâmpadas pequenas por um curto período de tempo.
Segundo uma pesquisa publicada na revista Nature na última quinta-feira (05), engenheiros da CityU, Universidade da Cidade de Hong Kong, estão pensando em como transformar essa força da natureza em energia com utilidades urbanas.
O equipamento, chamado de DEG (gerador de eletricidade baseado em gotículas, na sigla em inglês), utiliza uma estrutura conhecida como transistor de efeito de campo para fazer a conversão.
Inicialmente, as gotas da chuva caem sobre um eletreto, que é um material capaz de manter permanentes cargas elétricas. Em contato com essa superfície, as gotas potencializam a carga elétrica já existente. Assim, de gota em gota, a energia acumula-se e atinge um ponto de saturação. Esse processo gera uma “explosão” que, por sua vez, acende as pequenas lâmpadas.
“Nossa pesquisa mostra que uma gota de 100 microlitros (1 microlitro é igual a um milionésimo de litro) de água liberada a uma altura de 15 cm pode gerar uma tensão acima de 140 volts, e a energia gerada pode acender 100 pequenas luzes LED”, explicou o professor e co-autor da pesquisa, Zuankai Wang, do departamento de engenharia mecânica da CityU.
Apesar de, efetivamente, o grupo já ter alcançado uma conversão bem-sucedida, essa “explosão” é momentânea. Isso significa que ainda não foi possível gerar um suprimento contínuo. Até que pesquisadores cheguem a essa solução, o equipamento não pode ser usado nas casas das pessoas.
Segundo o professor Zuankai Wang, os resultados iniciais da pesquisa, no entanto, podem representar uma alternativa renovável no futuro. O que achou dessa novidade? Dê sua opinião nos comentários!