Canudos e Jeremoabo recebem ações emergenciais após chuvas na região

09/04/2024 02:07 • 3m de leitura

As cidades de Jeremoabo e Canudos, no nordeste do estado, foram atingidas por fortes chuvas nesta semana. De acordo com Defesa Civil da Bahia, uma pessoa morreu e outra está desaparecida. O governador Jerônimo Rodrigues esteve na região, no sábado (6) para acompanhar as ações emergenciais. O governador sobrevoou Canudos e Jeremoabo, acompanhado do superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, e dos prefeitos das cidades, e anunciou reforços para atender a população afetada.

“Nosso objetivo é salvaguardar vidas e dar o conforto às pessoas atingidas pelas chuvas. Por aqui, casas foram inundadas, plantações de frutas e hortaliças ficaram debaixo d’água, portanto, é uma situação de alerta. As secretarias estaduais estão envolvidas e mobilizadas nas ações emergenciais, para envio de suprimentos, equipamentos e outros itens necessários para ajudar a população que está precisando nesse momento”, afirmou o governador.

Ações emergências na região afetada

Em apoio ao município, o Governo do Estado, realiza ação conjunta de diversas secretarias, e já encaminhou ajuda humanitária, alimentos e equipamentos para limpeza e reconstrução dos locais afetados pelas chuvas. Recursos materiais como colchões de solteiro, cobertores, lençóis garrafas de água mineral, kit de limpeza, kit de higiene oral e 350 cestas básicas, já chegaram às cidades.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), disponibilizou retroescavadeiras e outros equipamentos para limpeza de Aguadas e religação de poços afetados pela chuva. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), por sua vez, estabeleceu um cofinanciamento com investimento estimado em cerca de R$ 20 mil.

Danos provocados pela chuva

As localidades afetadas foram as seguintes: perímetro irrigado Vaza Barris e adjacências, barragem Malhada de Aroeira, barragem de Penedo e barragem Várzea Comprida. Segundo o Governo do Estado, até o início da noite do sábado (6), havia um óbito, 500 desabrigados, 700 desalojados, um desaparecido e 4 mil outros afetados.

Buscas por homem que desapareceu no Açude Cocorobó

Segundo Corpo de Bombeiros, as buscas por um homem que desapareceu ao navegar pelo Açude Cocorobó, localizado na região de Canudos, segue em andamento. Segundo informações da corporação, a equipe náutica do 13° BBM/Bmar e bombeiros do 15° BBM, em Paulo Afonso, atuam na região.

iBahia*

Leia também