Bruno Reis crava ACM Neto como candidato ao governo da Bahia em 2026

15/09/2025 02:03 • 6m de leitura

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), confirmou, na manhã desta segunda-feira (15), que o candidato ao governo da Bahia nas eleições de 2026 será o ex-prefeito ACM Neto. A definição da chapa completa, no entanto, só ocorrerá após a escolha do nome nacional da aliança, que, segundo ele, deve representar a união dos partidos e transmitir uma mensagem de pacificação ao país. A declaração foi feita durante a cerimônia de certificação e entrega de tablets do programa Geração SSA, no bairro do Comércio. “A nossa chapa deve sair após a definição do nome nacional, aquele que represente todos os sentimentos que falei aqui, em especial o desejo de pacificação do país, para sair desta crise permanente. À medida que esse nome nacional for definido e o conjunto de partidos que farão parte da aliança, seguiremos para definir o nosso nome a senadores. Para o governo, o nosso nome já está definido: é do nosso ex-prefeito, por oito vezes consecutivas eleito o melhor prefeito do Brasil, ACM Neto”, disse Bruno Reis.

Prefeito defende consenso entre governadores de direita para presidência de 2026

Questionado sobre quem deveria ser o candidato da direita à Presidência da República após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Bruno Reis citou cinco governadores e reforçou a necessidade de unidade entre as forças oposicionistas. Entre os nomes mencionados estão Tarcísio de Freitas (Republicanos – SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Junior (PSD-PR) e Eduardo Leite (PSD-RS). “Todos que estão colocados são governadores atuais que vêm performando muito bem, que estão preocupados com entregas, com resultados, estão ajudando a transformar a realidade dos outros estados. A oposição tem esses cinco nomes que estão colocados e partidos diferentes e nós vamos trabalhar para tentar ter, se possível, uma unidade já no primeiro turno, de um único nome que possa representar esse conjunto de forças que querem um país diferente do que o Estado”, pontuou Reis. O prefeito também comentou sobre a situação econômica do país, dando ênfase à necessidade de políticas que enfrentem a alta de preços e promovam desenvolvimento sustentável. Segundo ele, muitos brasileiros enfrentam dificuldades para manter o padrão mínimo de alimentação diante do aumento do custo de vida. “É por isso que queremos paz e tranquilidade para que os governos possam lançar políticas públicas e alcançar resultados. Para quem quer empreender, abrir um negócio, ter certeza de que há estabilidade econômica e o país está em um clima de tranquilidade – esse é o cenário que desejamos para o Brasil”, disse Reis.

União Brasil discutirá posição sobre anistia

Sobre o projeto de Lei da anistia em tramitação no Congresso Nacional, defendido por aliados do ex-presidente Bolsonaro, Bruno Reis reafirmou que o União Brasil realizará uma reunião interna para definir sua posição, considerando o julgamento do STF e os argumentos legais apresentados. Embora já dada como certo o apoio da federação do UB e PP (União Progressista) pela anistia, o prefeito reafirmou que ainda não há um decisão da legenda. “Em relação à posição do partido, nós vamos reunir para tomar posição em relação à anistia, avaliando naturalmente o julgamento do Supremo, todos os argumentos fáticos e reais e com base na legalidade para se posicionar. Então, o partido terá uma posição clara se irá ser a favor ou não da anistia”, afirmou Bruno Reis. A declaração ocorreu após questionamentos sobre críticas de dirigentes do PSD ao governo federal e sobre a defesa da anistia por parte de aliados políticos de Bolsonaro.

Prefeito pede fim do extremismo e defende estabilidade política

Ainda sobre o cenário político nacional, Bruno Reis ressaltou a necessidade de pacificação e criticou o radicalismo que, segundo ele, tem provocado violência em outros países, citando exemplos do Nepal e dos Estados Unidos. Segundo o prefeito, o Brasil precisa de estabilidade política e segurança para que governos possam implementar políticas públicas e incentivar o empreendedorismo. “Queremos que o Brasil seja um país pacificado, que acabe com essa escalada extremista, com esse radicalismo que não leva a lugar nenhum. Quando vemos o que aconteceu no Nepal, o que está acontecendo nos Estados Unidos, pessoas jovens, com 33 anos, mais de dois filhos, sendo brutalmente assassinadas, percebemos a gravidade do problema”, completou Bruno Reis.

Entrega de certificados e tablets a jovens do Geração SSA

A Prefeitura de Salvador, em parceria com a Escola do Caos, entregou, nesta segunda-feira (15), certificados e tablets a 400 jovens que concluíram a primeira fase do programa Geração SSA. A iniciativa oferece formação profissionalizante e empreendedora para jovens entre 16 e 25 anos, com cursos em seis áreas: construção civil, saúde, varejo, logística, arte e entretenimento. A ação combina aulas presenciais e virtuais, preparando os participantes para as exigências do mercado de trabalho e para oportunidades de empreendedorismo. De acordo com Bruno Reis, presente na cerimônia de certificação, mais 3,7 mil vagas estão abertas para a segunda fase do programa municipal. O gestor explicou que o Geração SSA oferece aos jovens ferramentas para desenvolver competências técnicas e socioemocionais, ampliando suas perspectivas de carreira e fortalecendo o protagonismo juvenil em Salvador. “Fomos buscar a Escola do Caos, que é o que há de melhor em formação no Brasil, que presta serviços para grandes empresas como a Google, como o Itaú, e que topou o desafio de, pela primeira vez, trabalhar pelo poder público, de qualificar os nossos jovens de Salvador. Vamos agora iniciar a segunda etapa. Com isso, eu tenho certeza de que os jovens estarão preparados para as oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho, com os novos desafios que estão sendo exigidos por conta dos avanços da tecnologia, da inovação, da IA”, afirmou o prefeito.

Leia também