Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo aposentados, pensionistas e pessoas que recebem auxílios, começam a receber os pagamentos referentes ao mês de novembro a partir desta segunda-feira (25). O calendário segue até 6 de dezembro, com créditos escalonados conforme o número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito após o traço. As informações são da Agência Brasil. No Rio Grande do Sul, os pagamentos continuam sendo realizados no primeiro dia do cronograma enquanto perdurar o estado de calamidade pública decretado após as enchentes de maio. Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos iniciam com os beneficiários cujo cartão tem final 1, no dia 25 de novembro. Os demais seguem a sequência até o dia 6 de dezembro, quando recebem os que possuem cartão com final 0. Os pagamentos para quem ganha acima do salário mínimo começam em 2 de dezembro. Nesse caso, os créditos seguem o seguinte cronograma: cartões com final 1 e 6 (2/12); finais 2 e 7 (3/12); finais 3 e 8 (4/12); finais 4 e 9 (5/12); e finais 5 e 0 (6/12). Em caso de feriado, o pagamento será efetuado no dia útil seguinte. Os segurados têm até o fim do mês seguinte para sacar o benefício. Após esse prazo, os valores não retirados retornam ao INSS. Em outubro, a folha de pagamentos do INSS contabilizou 28,2 milhões de benefícios de até um salário mínimo e outros 12,3 milhões acima do piso nacional, totalizando cerca de 40 milhões de pagamentos mensais.
Recebem o 13º salário os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como incapacidade temporária, acidente, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade concedidos a partir de junho. Quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia não tem direito ao abono. O governo federal antecipou, em março, o pagamento das duas parcelas do 13º para 33,6 milhões de beneficiários. Para segurados que obtiveram o benefício após essa antecipação, os valores serão pagos em parcela única no mês regular do pagamento. Essa medida contemplará 2 milhões de pessoas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Quem tem o auxílio encerrado antes de 31 de dezembro de 2024 receberá o valor proporcional do abono.
Os segurados podem conferir o valor a ser pago pelo telefone 135, informando o CPF e respondendo a perguntas de segurança. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Outra opção é acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android e iOS, utilizando login e senha cadastrados no Gov.br. No menu, o serviço “Extrato de pagamento” detalha os créditos previstos.
Muita Informação*