Bahia registrou 86 tremores de terra em 2025

01/08/2025 09:37 • 4m de leitura

A Bahia registrou 86 tremores de terra entre janeiro e julho de 2025, de acordo com levantamento divulgado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis-UFRN). Os dados foram obtidos por meio das estações sismográficas espalhadas pelo território baiano, que monitoram constantemente a atividade sísmica na região. O evento mais recente ocorreu no domingo (27), no município de Jacobina, às 07h28, com magnitude preliminar de 2.0 mR. Segundo o Labsis, não houve relatos de moradores que tenham sentido o abalo.

Atividades sísmicas recentes no estado

No dia 23 de julho, outro tremor foi registrado em Santaluz, também na Bahia, com magnitude estimada em 2.5 mR. O evento aconteceu às 19h04 e, assim como o caso de Jacobina, não houve manifestações da população sobre percepções do tremor. Também neste mês de julho, o município de Vera Cruz, na região metropolitana de Salvador, registrou uma atividade sísmica. O tremor ocorreu na segunda-feira (22), às 14h13, com magnitude preliminar de 1.8 mR. Moradores relataram movimentação de móveis e vibração perceptível no chão das residências. Cerca de 39 horas antes, às 22h45 do sábado (20), outro abalo sísmico foi registrado na mesma região, com magnitude de 2.4 mR. Neste caso, não foram registrados relatos de percepção por parte da população local.

Nova estação sismográfica em Vera Cruz

Segundo informações do Labsis, a estação sismográfica de Vera Cruz entrou em operação no dia 3 de julho, com o objetivo de aprimorar a cobertura azimutal da área costeira do estado. A iniciativa busca fortalecer o mapeamento detalhado das áreas com histórico sísmico, especialmente regiões onde há registros de tremores desde o século passado. O novo equipamento foi instalado na arena aquática do Colégio Municipal Telma Régis de Andrade. O local foi escolhido por apresentar baixo tráfego de veículos pesados e ausência de obras que possam causar vibrações no solo, evitando interferências na captação dos dados. A estrutura permite o acesso remoto às informações coletadas em tempo real, por meio de um link via internet, possibilitando o acompanhamento contínuo da atividade sísmica pela equipe técnica do laboratório.

Monitoramento ampliado e redução de ocorrências

A Bahia conta atualmente com oito estações de monitoramento sísmico distribuídas pelos municípios de Jaguarari, Jacobina, Amargosa, Cachoeira, Itapé, Lapão, Ponto Novo e Vera Cruz. Junto com o Ceará, o estado é um dos que possuem o maior número de sismógrafos da região Nordeste. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 11,34% no número de tremores registrados. Em 2024, entre janeiro e julho, foram identificadas 97 ocorrências sísmicas no estado. As cidades de Jacobina e Jaguarari, localizadas na região norte da Bahia, concentraram a maior parte dos abalos neste ano. O Labsis, no entanto, não detalhou os números por município.

Orientações durante tremores

O Labsis divulgou orientações de segurança voltadas à população em caso de ocorrência de tremores de terra. A principal recomendação é que, ao sentir um abalo, a pessoa se proteja sob uma mesa resistente e utilize almofadas para resguardar a cabeça de possíveis objetos que possam cair. Após o tremor, é necessário verificar e apagar fontes de fogo ou desligar fornos a gás. Também é indicado manter a calma, evitar objetos quebrados e permanecer dentro de casa, longe de estruturas que possam desabar, como placas e fachadas. Outra recomendação é manter portas e janelas abertas, facilitando eventual evacuação, caso fiquem emperradas. Em áreas externas, é importante afastar-se de muros, portões e outros objetos instáveis. Em situações que envolvam risco de incêndio ou tsunami, o Labsis orienta que a população se desloque imediatamente para áreas seguras e, no caso de regiões costeiras, busque terrenos elevados. O órgão também reforça a importância de seguir apenas informações oficiais. Se houver necessidade de evacuação, deve-se desligar o disjuntor elétrico e a rede de gás antes de sair de casa ou do local de trabalho, sempre que possível.

Muita Informação*

Leia também