Bahia: Família raspa cabelo em apoio à jovem com lúpus em Araci

28/01/2022 03:41 • 4m de leitura

A família é o pilar de muitas pessoas. E a da Jovem Uellen Santos de Matos, de 19 anos, estava lá para dar todo apoio no momento em que ela mais precisou. Moradora do distrito de Pedra Alta, na zona rural do município de Araci, região sisaleira da Bahia, Uellen foi diagnosticada com lúpus aos 15 anos, passando assim por várias fases. “Tudo começou quando comecei sentir muitas dores sem explicação, vivia cansada e sentia principalmente muita dor de estômago. Cheguei a emagrecer bastante, fiquei anêmica e vivia indo pro hospital, mas os médicos nunca tinham uma resposta concreta para aquilo”, disse ela. Ao Voz do Campo, Uellen conta que descobrir uma doença sem cura aos 15 anos não foi nada fácil.

Foto: Retrato no começo da doença.

“De começo, entrei em choque, não sabia como ia conviver com tudo isso, pois vivia pesquisando sobre a doença e me assustava muito, principalmente com a minha aparência física… Descobrir que tinha uma doença sem cura aos 15 anos não foi nada fácil, pois passei por muitos momentos que achei que não iria conseguir, sem contar que as vezes ficava sabendo sobre os comentários maldosos de algumas pessoas. Mas ao longo do tempo eu fui me aceitando, demorou mas comecei a compreender, que se algo acontece com a gente é porque Deus permitiu, e se ele permitiu que eu passasse por tudo isso, é porque o final vai ser brilhante, ele ainda vai me mostrar o porque de tantos obstáculos!“.

Foto: Retrato no ano de 2021.

Uma das fases mais difíceis da doença, foi a queda de cabelo, conta ela. “Meu cabelo estava caindo bastante, fiquei careca em vários lugares da cabeça, depois começou crescer, porém agora caiu novamente e com mais força! Vários lugares sem cabelo, tinha somente alguns “fiapos” e foi aí o momento que resolvi raspar a cabeça. Achei que seria mais difícil, que não conseguiria conviver com isso, mas Deus mais uma vez me mostrou que sou mais forte que qualquer problema que apareça, e então aqui estou eu, mais forte que nunca, e preparada para qualquer obstáculo”.

Foto: Familiares.

Uellen destaca a força da família em sua vida, e como exemplo de apoio, mostrando que ela não está sozinha nesta jornada, mais uma vez, os seus tios, primos e irmão rasparam o cabelo. “Além da minha força, tem a minha família, que sem eles com certeza eu não teria chegado tão longe, sempre estiveram ao meu lado me aconselhando e me dando forças para não desistir nunca, são os melhores que qualquer um poderia ter! Sou grata demais a Deus pela família maravilhosa que me presenteou“.

Foto: Familiares.

E nesse momento, eles mostram mais uma vez que se um está com problema todos estamos! Após raspar a cabeça, meu tios, primos e irmão, fizeram o mesmo. Com o intuito de mostrar que não estou sozinha, e para não me sentir mal, por esse e mil motivos inexplicáveis que eu amo a minha família“, agradeceu. A jovem Uellen espera que isso sirva de inspiração, consolo e fortalecimento para outras pessoas que estejam passando por essa situação.

Foto: Familiares.
Foto: Familiares.

Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo, o que pode provocar inflamação em várias partes do corpo, especialmente articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões. Geralmente, o lúpus é mais comum em mulheres jovens, entre os 14 e os 45 anos, e seus sintomas têm tendência a ir surgindo desde o nascimento. Porém, é comum que a doença só seja identificada vários anos depois dos primeiros sintomas, devido a uma crise de sintomas mais intensos após uma infecção, uso de algum medicamento ou, até, devido à exposição exagerada ao sol. Embora o lúpus não tenha cura, existem alguns tratamentos, indicados pelo reumatologista, que ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa, podendo ser indicado o uso de remédios anti-inflamatórios, corticoides ou imunossupressores. (Tua saúde).

Leia também