Atenção: Idoso vítima do Coronavírus em Araci não teve sintomas tradicionais da COVID-19; vírus pode estar circulando no município

08/04/2020 02:09 • 3m de leitura

Foi confirmado na manhã desta quarta-feira (08), um caso positivo para contaminação pelo Covid-19 (coronavírus) em Araci. O resultado foi enviado pela Secretaria de Saúde do Estado, através do Lacen. O paciente era morador do município, idoso, hipertenso e era diabético, e teve o material coletado para análise no mesmo dia do óbito, na segunda-feira (06), feito pela Secretaria de Saúde de Araci, após autorização da família.

Sobre o paciente vítima do Coronavírus

De acordo com informações da coordenação da vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde do município através da Prefeitura Municipal, o paciente tinha dado entrada no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição na noite do último sábado (04), apresentando dores gastrointestinais. Após ter sido medicado, foi indicado a retornar para casa. Dois dias depois, retornou ao Hospital com dores mais graves, até vir a óbito. A coordenação da vigilância epidemiológica ressalta que ele não foi direcionado ao Hospital de Campanha (PSF do Bairro São João), por não apresentar os principais sintomas para a contaminação pelo Covid-19 (coronavírus), como problemas respiratórios ou sintomas graves de gripe. Ao ser informado do óbito, a equipe de saúde prontamente solicitou autorização da família para que fosse coletado o material e enviado para a análise do Lacen, em Salvador, na segunda-feira (06), dia do óbito do paciente.

A confirmação de COVID-19 em Araci

O resultado para contaminação foi confirmado na manhã desta quarta-feira (08), e foi informado diretamente ao líder do executivo municipal, procedimento adotado pela Secretaria de Saúde do Estado apenas para os casos positivos, para que as ações de combate à contaminação sejam revistas e atualizadas. Das 09 notificações que foram enviadas anteriormente por Araci, 08 já haviam sido descartadas, e o óbito foi confirmado como positivo.

A família da vítima

Os familiares que tiveram contato com o idoso estão em isolamento residencial e estão sendo monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Araci.

Circulação do Coronavírus no município de Araci

Transmissão sustentada ou comunitária ocorre quando há casos de transmissão do vírus entre a população. Ou seja, quando há um paciente infectado que não esteve nos locais com registro da doença ou com pessoas com caso confirmado. Neste sentido, o fato de não haver confirmação de Coronavírus em pessoas próximas ao idoso que morreu com a COVID-19 em Araci, sustenta a possibilidade de o município já ter circulação do vírus na cidade, o que os médicos chamam de Transmissão Comunitária.

Leia também