Durante o período em que devem ser observados e acompanhados todos os casos que possam ser suspeitos, com sinais de gravidade, de contaminação pelo Covid-19 (coronavírus), a Prefeitura de Araci, através da secretaria de Saúde, irá disponibilizar uma unidade de PSF no município para que seja utilizado como área referenciada para atendimento de pessoas com dispneia (dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente associada a doença cardíaca ou pulmonar), um dos principais sintomas de alerta para um possível caso de contaminação pelo novo vírus, junto com os outros que são iguais aos de uma gripe comum. O atendimento no local começará a funcionar na próxima segunda-feira, dia 23.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18), durante uma reunião que envolveu o executivo municipal, secretários, vereadores, representantes do poder público e de associações de moradores da zona rural, e também de formadores de opinião, como comunicadores, diretores de escolas e líderes religiosos, na quadra do CEMOB. O local estava arrumado conforme determinação do Decreto Municipal publicado no DO desta quarta-feira, que orienta o respeito à distância mínima de um metro entre as pessoas em um ambiente.
Todos os atendimentos aos casos suspeitos, que antes seriam feitos no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, passarão a ser atendidos na unidade do PSF do Bairro São João, que contará com estrutura para duas equipes completas de atenção à saúde, e que ainda não havia entrado em funcionamento. “Vamos disponibilizar esse local, com todo o equipamento possível que temos, para funcionar durante 24h, 7 dias por semana”, explicou a secretária municipal de saúde, Ana Ofélia Marques. “Lá, teremos dois respiradores mecânicos, por exemplo, e equipe completa com médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, além de uma ambulância totalmente equipada para transportar o paciente com segurança para o atendimento em Salvador”, continuou a secretária.
Influenza – A partir da próxima segunda-feira (23), além do início de funcionamento do PSF de referência, também começa a campanha de vacinação contra o H1N1, promovido pelo Ministério da Saúde. A campanha foi antecipada em quase um mês – anteriormente, a abertura estava prevista para a segunda quinzena de abril – iniciando no dia 23 de março, com vacinação direcionada aos idosos (a partir de 55 anos) e profissionais de saúde. Em Araci, todas as Unidades de Saúde da Família da sede e da zona rural estarão preparadas para atender à demanda de vacinação.
Hospital de Campanha – A unidade do PSF do Bairro São João será transformada em um Hospital de Campanha, identificação dada a uma pequena unidade médica móvel, ou mini hospital, que cuida temporariamente das vítimas no local, antes que possam ser transportadas com segurança para instalações mais permanentes.