
Após 34 anos, o Bahia tem um jogador servindo à Seleção Brasileira. Após Joelinton, do Newcastle se machucar pela Premier League, o meio-campista Jean Lucas, do Tricolor, teve seu nome chamado por Carlo Ancelotti na manhã desta quarta-feira (27), para fazer parte do elenco da Seleção nos jogos frente ao Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias. O camisa 6 do Bahia deve se apresentar à delegação brasileira após a partida frente ao Mirassol, no dia 31 de agosto, válida pelo Brasileirão. Ele será o primeiro jogador do clube a ser convocado para o Brasil no século atual. Além do meio-campista, também foram convocados para a função: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham) e Casemiro (Manchester United).
ÚLTIMO JOGADOR DO BAHIA CONVOCADO
O último jogador do Bahia a ser convocado à Seleção Brasileira foi o ex-meia Luís Henrique, em 1991. Enquanto defendia o time das três cores, ele foi listado para a disputa de cinco amistosos e da Copa América de 1991. Como atleta do Bahia, na Copa América, ele marcou dois gols em cinco jogos.
A CARREIRA DE JEAN LUCAS
Nascido no Rio de Janeiro, Jean Lucas iniciou a carreira nas categorias de base do Nova Iguaçu. Dispensado aos 15 anos, ele passou pelo Bonsucesso antes de chegar ao Flamengo, em 2015. Já no time profissional do Rubro-Negro, Jean fez a estreia na Série A em abril de 2018, em um jogo contra o América Mineiro. Em 2019 foi emprestado ao Santos e rapidamente se firmou como titular da equipe Alvinegra. A boa fase no clube paulista atraiu olhares da Europa, e em julho de 2019 ele foi vendido ao Lyon por 8 milhões de euros. Ainda na França, passou por Brest e Mônaco, antes de retornar ao Santos em 2023. Jean chegou ao Bahia em janeiro de 2024, e assinou com o Tricolor até 2028. O Esquadrão se tornou o clube em que mais vezes o meia entrou em campo, com 102 jogos disputados. Ao todo, são 15 gols e sete assistêncis
BN*