Nos dias 22 e 23 de maio, alunos do curso de Psicologia da Ages Tucano, promoveram o projeto “Rodas de conversa: As experiências singulares na Escola” na rede pública municipal de ensino. A ação contemplou estudantes da Escola Municipal José Valdir de Santana (JVS), localizada no Distrito de Rua Nova, e do Centro de Educação Souza Pimentel (Cesp), que fica em Caldas do Jorro.
Dialogando sobre os temas “Convivência, afetividade e bullying” e “Educação emocional: Como conviver com as emoções?”, as rodas de conversa contaram com momentos educativos, dinâmicas e acolhimento dos adolescentes. O objetivo principal das ações foi abrir caminho para uma aprendizagem com impacto no bem-estar dos estudantes, por meio de regulação emocional e reduzindo os impactos psicológicos, físicos e sociais causados pelo bullying.
Idealizado pelos acadêmicos do curso de Psicologia da Ages Tucano, o projeto visa promover o acolhimento desses alunos da rede pública a partir de momentos de troca, com foco na experiência e vivência escolar. Além disso, busca contribuir para a melhoria dos índices de desempenho tradicionalmente avaliados e, ao mesmo tempo, proporcionar novas aprendizagens e reduzir as desigualdades dentro do sistema educativo.