Alta Gastronomia: Das terras da rainha Elizabeth II para o sertão da Bahia

18/09/2022 03:23 • 4m de leitura

Cidadão Coiteense, o Chef Rui Carneiro retorna para o aconchego da sua cidade natal trazendo na mala o melhor da alta gastronomia contemporânea, servindo pratos com produtos da terra e do mar. Ele contou com exclusividade a Ana Carolina Moraes da Voz do Campo todos os detalhes.

Com as transformações sociais ocasionadas pela pandemia do corona vírus, pode-se ver um fluxo migratório reverso, uma dinâmica interurbana ocasionada pelo isolamento social, ou seja, a saída de muitas pessoas para regiões interioranas e o retorno de muitos para sua terra natal. E com o chef Rui Carneiro, não foi diferente. Ele que é natural de Conceição do Coité, com longa estadia em  Londres, a terra da rainha Elizabeth II, pousando logo depois na maior metrópole brasileira, São Paulo onde trabalhou diretamente com um dos Chefs nacionais mais renomados, Alex Atala e por último em Salvador, no Chez Bernard, o nouveau cuisier decidiu passar o período sabático, instaurado pela pandemia, perto da sua família, porém, isso estendeu-se além do planejado e o Chef, que já embalava o desejo de voltar “para casa” resolveu fincar os pés definitivamente.

Percebendo a lacuna quanto a comida feita com técnica, Ruy montou um delivery com pratos como filé ao molho de frutas vermelhas, o clássico filé bordelaise, além do camarão ao molho de queijo, a finesse de cada preparação que contempla também ingredientes da região agradou muito e, a partir, daí surgiu a ideia de ter um restaurante de alta gastronomia descentralizado dos lócus urbanos, atendendo a uma demanda dos seus clientes que já conheciam e aprovavam, por unanimidade, os seus dotes culinários.

Fotos: Reprodução

Foi então que em maio de 2021 a Casa do Chef abriu as portas, um bistrô francês que funciona na sua própria residência. Um ambiente aconchegante e de bom gosto notório, projetado pela arquiteta Caroline Gomes, pensado e decorado de forma que trouxesse elementos que evidenciassem a região e conservassem a luminosidade e harmonia natural do estilo clássico e colonial do casarão que tem como premissa principal receber, acolher e servir todos que por lá passarem. 

Todo o cardápio e as preparações oferecidas são assinadas diretamente pelo Chef Ruy Carneiro, que utiliza produtos frescos e de altíssima qualidade, reforçando o locavorismo um movimento que direciona a alta gastronomia para utilização de produtos naturais, reforçando e valorizando a relação entre o comprador e os produtores locais, o que beneficia ambas as partes, a única exceção do bistrô são os frutos do mar que devido a geolocalização do restaurante ser numa cidade do sertão, os mesmos são trazidos do litoral.

O espaço gastronômico possui um menu eclético, com inspirações da Nouvelle Cuisine com pratos elaborados a partir da mistura de aromas, texturas e sabores atentando-se aos detalhes da apresentação com uma plasticidade estética alimentar empratadas, para que os comensais possam também, “comer com os olhos”.  

E como comida é uma obra de arte efêmera, em que pedimos, apreciamos e degustamos, o cuidado no servir, a atenção ao aspecto visual como a arrumação e organização das mesas, os pratos dispostos sobre elas todos acompanhados por sousplat, guardanapos de tecidos de 150 fios arrematados por elegantes prendedores, adornado por taças de cristal cada uma comportando a sua devida  bebida, muito bem selecionada, e harmonizada por um sommelier de vinhos e cervejas artesanais.

Reafirmando que, o Restaurante Casa do Chef é um dos principais roteiros gastronômicos da região Sisaleira e de todo entorno, com toda sua essência culinária através da identidade sensorial de cada composição, repleta de cores, curvas e sabores que sintetizam a arte sinestésica através do paladar e celebram os nossos outros sentidos em sua total completude, orquestrada e registrada com toda originalidade e elegância regida pelo maestro – o Chef Ruy Carneiro. Saiba mais sobre a Casa do Chef (aqui).

Conheça a coluna Socialize e saiba tudo sobre cultura, entretenimento, social e eventos.

Leia também