
O mês de agosto de 2025 não traz nenhum feriado nacional e, na Bahia, também não há datas estaduais ou municipais que gerem folga. Ainda assim, o mês reserva comemorações importantes, como o Dia dos Pais — celebrado no segundo domingo, 10 de agosto —, além de datas de valorização e conscientização de alcance nacional.
Embora a Bahia siga sem feriados no mês, quatro estados terão folgas:
Mesmo sem feriados, o calendário traz datas marcantes:
Para quem está na expectativa de uma folga, o próximo feriado nacional será 7 de setembro (Independência do Brasil). Até o fim do ano, restam ainda:
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Bahia deve registrar temperaturas acima da média para o mês. A boa notícia é que o litoral baiano, especialmente entre Salvador, Recôncavo e Litoral-norte, terá volumes de chuva mais elevados — o que contribui para reduzir impactos de estiagens e queimadas no interior. No interior e semiárido baiano, a tendência é de clima seco e temperaturas mais altas, especialmente no oeste e no norte do Estado.
Além da Bahia, o Inmet prevê um mês de agosto com temperaturas acima da média em boa parte do país. A chuva deve ficar próxima da média histórica, o que pode representar um alívio para regiões como a Amazônia e o Cerrado, historicamente afetadas por queimadas nesta época.
As temperaturas podem ficar até 1°C acima da média, mas episódios de frio intenso e geadas são esperados, especialmente nas áreas de serra. O volume de chuvas será mais elevado no noroeste do Rio Grande do Sul, podendo superar os 50 mm.
A previsão é de temperaturas acima da média, variando entre 20°C e 26°C. Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar os maiores volumes de chuva da região, enquanto o nordeste de Minas deve ter clima mais ameno.
A expectativa é de calor intenso, com destaque para o noroeste de Mato Grosso e centro-oeste de Mato Grosso do Sul. Algumas áreas poderão ter ausência de chuva, mas o centro-sul de MS pode registrar volumes maiores.
Áreas do Amazonas e Roraima podem ter chuvas até 50 mm acima da média. O estado do Pará se destaca pelas altas temperaturas, que devem ficar até 2°C acima da média regional.
Toda a região deve registrar temperaturas acima da média, com maiores volumes de chuva na faixa litorânea entre Bahia e Pernambuco, além do agreste nordestino.
Muita Informação*