O jovem ganense Samuel Aboagye, de 17 anos, ama construir objetos com sucata e restos de madeira. Dessa vez, ele resolveu criar algo muito mais ambicioso e deu muito certo! O adolescente construiu sozinho uma scooter de madeira movida a energia solar. Para isso, ele usou lenha e peças de uma velha bicicleta que não funcionava mais. E o que mais chamou a atenção, é que ele a fabricou sem a necessidade de uma furadeira, usando apenas uma faca para cortar, furar e moldar a moto. E mais: ele conta que anda de moto por uma semana inteira antes de precisar recarregar novamente. O jovem adaptou um painel solar na parte traseira para reduzir a emissão de carbono e gerar um pouco mais de alcance.
Motocicleta sustentável
Além de ajudar a reciclar troncos sem uso, Samuel ainda pensou em como não gerar poluentes para o ar. A scooter é elétrica, movida a energia solar e tem uma excelente autonomia. No primeiro modelo, a energia da moto vinha de 20 baterias de telefone, mas ele as trocou por uma bateria da máquina de costura da mãe. Samuel ainda adaptou um alto-falante com Bluetooth e um rádio que, segundo ele, pode se conectar a mais de 100 estações, além de reproduzir música diretamente do celular.
Outras criações
E a fama de construir coisas já tinha sido notada antes. Há um tempo, Samuel apareceu na BBC, após construir um drone, uma máquina para lavar máscaras, além de um alto-falante Bluetooth feito com galão de água. O jovem gosta de tudo o que faz e sonha em poder criar objetos ainda mais incríveis! Que bacana! No vídeo abaixo, Samuel explica como foi todo o processo de criação da scooter.