Abóbora gigante de 47 kg entra para o livro dos recordes

20/10/2022 02:53 • 2m de leitura

Um agricultor nos Estados Unidos entrou para o Guinness, o livro dos recordes, após colher uma abóbora com 47,4 kg, a mais pesada no mundo nesta variedade. Botanicamente classificado como Cucurbita moschata, o fruto tem o peso de cerca de oito abóboras de tamanho médio. Com o formato de amendoim, a abóbora foi cultivada por Derek Ruthruff, em Charlotte, no estado de Michigan. O exemplar gigante foi plantado em 15 de abril deste ano e polinizada manualmente após três meses. A semente é de uma abóbora que tinha 25,1 kg. Divulgado neste mês, o reconhecimento ocorreu após o agricultor mandar as informações para avaliação de representantes da “Great Pumpkin Commonwealth”, uma organização internacional que estabelece regras e padrões para quem tem o hobby de cultivar abóboras, segundo o Guinness. Derek vem crescendo competitivamente no cultivo de vegetais superdimensionados. Ele já colheu uma abóbora de outra espécie pesando 806,7 kg e tem mais da metade da propriedade reservada para cultivo dos frutos.

Abóbora gigante tem o peso de cerca de oito abóboras da mesma espécie com tamanho médio | Foto: Guinness World Records/ Divulgação

De acordo com uma publicação do Guinnes, ele mantinha o sonho de conquistar o recorde mundial como um exemplo para os filhos de que, “se você colocar seu coração em algo e se esforçar, tudo é possível”. Mas cultivar vegetais maciços não é uma tarefa tão fácil. Derek conta que a planta requer manutenção e insumos diários. A abóbora recordista foi polinizada manualmente por conta do controle genético. Antes de realizar o transplante da planta, foram feitas análises e correções no solo. Na área de cultivo, foram instaladas estruturas para manter a planta e o solo protegidos contra geadas. Uma rede especial foi construída para manter a fruta fora do chão e permitir o fluxo de ar. Além disso, os impactos do sol no fruto também foram monitorados. Para garantir o crescimento do exemplar gigante, o manejo inclui podas constantes e remoção de todas outras abóboras das ramas. Desta forma, o fruto ficou pronto para ser colhido e ganhar o título.

*G1

Leia também