20 anos de emancipação política de Barrocas; a história de lutas de um povo vitorioso

30/03/2020 10:15 • 2m de leitura

Na penúltima década de 1800, chegava na Fazenda Barrocas os trilhos da ferrovia posteriormente denominada de Viação Geral da Bahia, que partia da Jiquitaia, em Salvador, passando por Alagoinhas com destino a Juazeiro. No local, onde hoje está localizada a Estação, foi construída uma plataforma de trilhos para carga de pedras para construção de obras de artes da ferrovia, pedras estas extraídas de uma pedreira situada onde hoje é a Praça da Matriz. Posteriormente, foi edificada uma casa de tábuas com teto de zinco em cima da plataforma, que veio a constituir um ponto de parada para embarque e desembarque de passageiros com o nome de Barrocas, designativo de terra rasgada pela enxurrada.

Na época, os donos da Fazenda Barrocas eram o Sr. José Alves Campos e sua mulher Sra. Felisberta Maria de Jesus. O primeiro, falecido entre os anos de 1882 e 1892. A uns 100 metros da Estação, lado oeste, em plena época da guerra de Canudos, residia. em uma cabana de palma, junto com seu filho, uma senhora de cor negra, chamada Maria Alexandrina. A uns 200 metros da Estação, lado sul, foi construída uma casa conhecida como ‘casa dos trinta’, isto porque em frente à casa ficava o km 130 da ferrovia. A uns 900 metros, do lado oeste da Estação, onde hoje está o sangradouro do açude, ficava a sede da Fazenda Barrocas, e esta limitava-se com a Fazenda Maçaranduba. A primeira iluminação pública foi o lampião a gás. A segunda, foi um conjunto de força-motriz no armazém da Estação. A terceira, um conjunto de força-motriz inaugurado pelo prefeito, à época, e onde hoje é a agencia do Banco do Brasil. A quarta e última foi à chegada de luz à força hidráulica, inaugurada em 08/10/1967.

História da formação administrativa

Com a lei estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1983, Barrocas passou à categoria de distrito de Serrinha. No dia 09/05/1985, foi criado o município de Barrocas pela Lei nº 4.444. Entretanto, funcionou como município legal com todos os direitos e deveres até 31 de dezembro de 1988, quando houve a anulação da criação do município, voltando a condição de distrito de Serrinha. Em 30/03/2000 foi aprovada, por unanimidade, a lei estadual nº 7.620, que recriou o município de Barrocas.

Barrocas completa, nesta segunda-feira (30), 20 anos de emancipação política.

Leia também