
Criado em 20 de outubro de 2024, o Canarinho Futebol Clube nasceu de forma simples, mas carregado de laços familiares e amizade. O ponto de partida foi um jogo no Jardim Jaqueline, zona sul de São Paulo, quando um grupo de primos e amigos, a maioria oriunda de Araci, na região sisaleira da Bahia, decidiu transformar as peladas em um time organizado. “Eu sempre falava pro meu primo Bilu: vamos fazer um time. A gente é tudo primo, amigo, e vai ser bom porque São Paulo é muito corrido. Assim a gente se encontra com mais frequência”, relembra um dos fundadores. A ideia ganhou corpo quando, após a partida contra o time do Bahia no Jardim Jaqueline, o grupo criou um coletivo e recebeu de Adelmo a sugestão de batizar a equipe como Canarinho. No início, as dificuldades eram muitas. Faltavam jogos e até treinador — a função era dividida entre quem também precisava estar em campo. Mas a virada veio com a chegada de Luiz Carlos, que assumiu o comando técnico e ajudou a organizar o elenco. “Nosso time é uma família, um ajudando o outro”, resume a filosofia que guia o clube.
O Canarinho é formado majoritariamente por jogadores da região de Araci, incluindo bairros e comunidades como Varzea da Pedra, Tapuio e Pedra Alta. Embora alguns jogadores de outras regiões, como Pernambuco, tenham passado pelo time, a essência do Canarinho permanece baiana e fortemente ligada a Araci.
Elenco canarinho 2025:
Goleiro
01 Romualdo Pedra Alta
12 Alexandre: Dionísio
Lateral
06 João: Lameiro
02 Laiton: Lameiro
13 Breno: São Paulo
14 Nen: Lagoa da Laje
04 Fabinho: Tapuio
Zagueiro
03 Vinícius: Pedra Alta
04 Gabriel: Tapuio
16 Galo: Pedra Alta
20 Fabinho: Campo do Eloi
Volante
07 Bebê: Tapuio
05 Bilu: Pedra Alta
22 Gustavo: São Paulo
08 Juninho: Tapuio
18 Luiz Gustavo 16 anos filho do treinador São Paulo
19 Bosco: Paraíba
Meia
10 Zetinho: Pedra Alta
11 Ronaldo: Campo do Eloi
25 Gabriel: Pedra Alta
23 Dilton: Pedra Alta
Atacante
29 Romerson: Pernambuco
09 Luiz: Lajinha
30 Michel: Ribeira
31 Lucas: Dionísio
32 Elivelton: Poço Grande
33 Cauê: São Paulo
34 Jaquinho: Pedra Alta
Comissão técnica
Luiz Carlos: Dionisio
Naldo: Lameiro
Edvan Lameiro
O Canarinho já vem construindo uma trajetória respeitada na várzea paulistana. Em 2025, o time disputou duelos equilibrados, conquistando vitórias marcantes:
Apesar das derrotas e empates em outros confrontos, a equipe demonstra evolução e consolida cada vez mais sua identidade. A equipe também já foi campeã duas vezes em festival.
Nosso time vai participar do campeonato de várzea em São Paulo, no mês que vem. Com fé e dedicação, o Canarinho planeja seguir em frente e até buscar oportunidades no Campeonato de Favelas, reforçando sua presença na cena esportiva da cidade. Mais que um time, o Canarinho é o elo que une a comunidade araciense em São Paulo, transformando o futebol de várzea em espaço de encontro, amizade e resistência cultural.